A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari publicou, nesta sexta-feira (24/3), a intervenção no Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) do município, no Diário Oficial do Município (DOM), de número 2.116. A medida ocorre após a suspensão do sistema devido a pendências contratuais com a empresa fornecedora, o que provocou transtornos para a população.
De acordo com a portaria 054/2023 publicada pela STT, o objetivo da medida é garantir a continuidade do serviço público essencial de transporte coletivo, bem como ter acesso às informações fidedignas sobre os créditos tarifários vendidos antecipadamente. A intervenção tem prazo de 180 dias e abrange a aceitação plena do controle dos meios materiais e humanos utilizados pela Camaçari Card, compreendendo as atividades operacionais e administrativas, inclusive de natureza contábil e financeira.
Desta forma, foi nomeado como interventor o servidor Evandro Alves Costa, que deverá requisitar da empresa fornecedora da tecnologia de hardware e software, contratada pela Camaçari Card, que mantenha o sistema operando sem descontinuidade.
“O que nós estamos fazendo é buscar a transparência e a qualificação do serviço de transporte de Camaçari. Os usuários que se utilizam desse serviço essencial fizeram compra antecipada de créditos tarifários e se encontram impedidos de usufruir dos créditos adquiridos. É uma situação absurda e que justifica esta intervenção que estamos fazendo”, afirmou o diretor-superintendente da STT, Hélder Almeida.
O gestor do órgão salientou ainda que “a empresa responsável tem, reiteradamente, se omitido no dever de prestar informações sobre a bilhetagem eletrônica, impedindo que o município exerça a obrigação legal de fiscalização e controle do sistema”, afirmou ao lembrar que o empenho é para melhorar o serviço de transporte público de Camaçari para garantir um sistema de qualidade para as pessoas. O documento na íntegra pode ser conferido no link.