País liderado por Kim Jong-un disse que lançou uma ogiva teste, que navegou no mar por quase 60 horas entre 80 e 150 metros de profundidade. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com sua filha durante teste de míssil em 20 de março
KCNA via Reuters
A Coreia do Norte testou um drone submarino de ataque nuclear que é capaz de provocar um “tsunami radioativo”, informou a mídia estatal do país em comunicado publicado nesta quinta-feira (23).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os testes do sistema de ataque subaquático foram feitos entre terça-feira (21) e esta quinta. A Coreia do Norte disse que lançou uma ogiva teste, que navegou por quase 60 horas entre 80 e 150 metros de profundidade.
“A missão da arma estratégica nuclear subaquática é se infiltrar furtivamente em águas operacionais e fazer um tsunami radioativo em superescala por meio de explosão subaquática para destruir grupos de atacantes navais e os principais portos operacionais do inimigo”, afirmou em comunicado.
Além disso, a Coreia do Norte disse que testou mísseis de cruzeiro na quarta-feira (22), que atingiram os alvos com precisão depois de voarem entre 1.500 km e 1.800 km.
Pyongyang também aproveitou para criticar exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, classificados pelos norte-coreanos como “persistentes” e “provocativos”.
Os últimos testes fazem parte de uma série de exercícios militares que a Coreia do Norte tem feito nas últimas semanas. Em um deles, o país disparou um míssil intercontinental dizendo ser uma simulação de contra-ataque nuclear contra os EUA e a Coreia do Sul.
LEIA TAMBÉM
‘Forçar-nos a desistir das armas nucleares é uma declaração de guerra’, diz Coreia do Norte
Taiwan convoca embaixador em Honduras para protestar contra relações do país com a China
AIEA alerta para risco de acidente nuclear em Zaporíjia: ‘estamos bricando com fogo’
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Trending
- Precisamos ampliar o monitoramento meteorológico e hidrológico
- Anúncio do pacote de gastos pode ser feito na segunda-feira, diz Haddad
- Bolsonaro e o plano de golpe: o que se sabe sobre o indiciamento pela PF
- Redação da Fuvest 2025: saiba como é feita a correção
- Dia da Consciência Negra: veja a previsão do tempo nas capitais no feriado
- Fim de pensão para familiares de militares expulsos evita benefícios a eventuais condenados por trama golpista
- Saúde dos médicos: jornadas exaustivas prejudicam sua saúde e atendimento
- Dorival Júnior revela quando pretende contar com Neymar na Seleção Brasileira