• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
  • STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
  • Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
  • Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
  • SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
  • MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
  • Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
  • Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Com o país em convulsão, Netanyahu viaja à Itália para encontrar premiê de extrema direita
Mundo

Com o país em convulsão, Netanyahu viaja à Itália para encontrar premiê de extrema direita

uesleiiclone8By uesleiiclone8março 10, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
com-o-pais-em-convulsao,-netanyahu-viaja-a-italia-para-encontrar-premie-de-extrema-direita
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Insatisfação popular contra governo se alastra em Israel e abrange setores até então considerados apolíticos, como militares e juízes. Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante encontro com ministro na Itália, em Roma, em 10 de março de 2023
Remo Casilli/REUTERS
Com tantas frentes de batalhas abertas ao mesmo tempo em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu achou por bem sair do país nesta quinta-feira (9) e viajar a Roma para encontrar sua homóloga de extrema-direita, Giorgia Meloni. Para se deslocar ao aeroporto, ele precisou pegar um helicóptero, já que milhares de manifestantes bloqueavam o acesso em ruas e estradas.
Antes de deixar o país em convulsão, o premiê se reuniu, por uma hora, numa área reservada do aeroporto, com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, que também não tinha como se deslocar a Israel. O governo penou para encontrar uma tripulação da El-Al que levasse o premiê e sua comitiva, assim como uma tradutora que aceitasse a tarefa.
Ainda em solo israelense, Netanyahu acusou a oposição de mergulhar Israel na anarquia por se recusar a negociar a sua reforma judicial que visa a enfraquecer a Suprema Corte, para dar mais poderes à coalizão de extrema direita que conduz o país.
Policiais tentam controlar onda de manifestantes do “dia da resistência” em Tel Aviv, Israel em 9 de março de 2023
Ronen Zvulun/REUTERS
Israel vive há nove semanas uma onda de protestos sem precedentes contra o governo, que o premiê teima em minimizar com uma palavra: anarquia. A insatisfação reúne setores até agora considerados apolíticos — representantes do Judiciário, de órgãos de inteligência e das Forças Armadas.
A resistência cresce entre os reservistas – que compõem boa parcela da população israelense e ameaçam não servir nesse novo modelo de Estado idealizado por Netanyahu. Um deles é o coronel Gilad Peled, prestigiado piloto de combate da Força Aérea, que foi suspenso de suas funções e automaticamente alçado ao posto de herói.
A insatisfação entre os israelenses se soma à escalada da violência na Cisjordânia, incitada por integrantes fundamentalistas da coalizão arquitetada por Netanyahu. O premiê já estava em Roma, quando um atirador atacou um café no centro de Tel Aviv, ferindo três pessoas. O Hamas reivindicou o atentado.
Ataque a tiros do Hamas deixa 3 feridos em Israel
Ainda há outros registros importantes desse dia de fúria, que servem para adicionar combustível ao caldeirão em chamas. O controverso ministro de Segurança, Itamar Ben-Gvir, demitiu o chefe de Polícia de Tel Aviv por considerá-lo tolerante com os manifestantes que saíram às ruas. A decisão foi suspensa pela procuradora-geral, Gali Baharv-Miara. Sim, porque as instituições que o premiê pretende desmantelar, ainda estão atuantes.
Num duro discurso à nação, o presidente Isaac Herzog considerou inaceitável o plano de reformar o Judiciário, por ser “errada e predatória”, e pregou a sua substituição.
A esta altura, Netanyahu já estava em Roma, onde se encontrará nesta sexta-feira com a premiê Giorgia Meloni, cujo partido Irmãos de Itália vestiu a roupa do neofascismo e pôs o país na trilha da extrema direita. Pressionado em casa, ele procura uma distração fantasiosa que o desvie de múltiplas crises domésticas. Ela, por sua vez, tira proveito da visita, para fortalecer a imagem de estadista e marcar distância do antissemitismo que caracteriza integrantes de seu partido.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleCartel do narcotráfico entrega seus próprios membros após sequestro de americanos por engano no México
Next Article Guerra na Ucrânia: o que são os mísseis hipersônicos usados pela Rússia
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento

julho 30, 2025

Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto

julho 29, 2025

Pressão sobre Israel e boicote dos EUA marcam conferência da ONU sobre Palestina

julho 28, 2025

Profissão mais nova do mundo tem salário de R$ 35 mil para iniciantes

julho 28, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

By Márcia Marquesjulho 31, 20250

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que oficializa a…

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025

Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia

julho 31, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.