
Até agora, o líder bielorrusso se negou a enviar suas tropas para a guerra, apesar de sua grande dependência política e econômica da Rússia. Presidente belarusso Alexander Lukashenko durante reunião com o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em 13 de janeiro de 2023
Ministério das Relações Exteriores da Rússia/Reprodução via REUTERS
Belarus só lutará ao lado das forças russas contra a Ucrânia se o país for atacado, afirmou nesta quinta-feira (16) o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko durante um raro encontro com a imprensa estrangeira em Minsk.
“Estou pronto para lutar com os russos a partir do território de Belarus apenas em um caso: se um soldado (da Ucrânia) entrar no nosso território com uma arma para matar meu povo”, disse Lukashenko.
“Caso ataquem Belarus, as represálias serão as mais cruéis. As mais cruéis! E então a guerra terá um caráter completamente distinto”, advertiu.
Tropas russas usaram parte do território da Belarus como um dos ponto de partida para atacar a Ucrânia no início da invasão em 24 de fevereiro de 2022. Belarus serve até hoje como base de retaguarda para soldados e equipamentos da Rússia.
De acordo com vários analistas, a Rússia está pressionando Lukashenko para que ordene a entrada de seu exército na ofensiva.
Até agora, o líder bielorrusso se negou a participar, apesar de sua grande dependência política e econômica de Moscou. Lukashenko anunciou que conversará na sexta-feira com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Os dois países organizam exercícios militares conjuntos com frequência, o que alimenta as especulações de que o exército bielorrusso poderia participar na ofensiva na Ucrânia.
Em outubro, Belarus e Rússia anunciaram a criação de uma força militar conjunta com uma missão apenas “defensiva”.
Vladimir Putin e Alexander Lukashenko, líder da Belarus, em 18 de fevereiro de 2022
Mikhail Klimentyev / Sputnik / AFP
Trending
- Eduardo Salles deixa o Progressistas e anunciará novo partido
- ‘O que nós fizemos foi dar oportunidade’, diz Lula em celebração dos 21 anos do Prouni e avanços da política de cotas
- Prefeitura e Basf dialogam sobre parceria para investimentos em projetos sociais em Camaçari
- Entrega da Cesta de Páscoa 2026 é marcada pela segurança, inovação, tecnologia e cuidado
- Prova de Vida anual garante pagamento dos segurados do ISSM
- Governo bloqueia R$ 1,2 bi do Executivo e R$ 334 mi de emendas
- PGR recorre de decisão que acaba com aposentadoria compulsória de juiz
- Setor privado assume gestão de infraestrura de escolas em Minas Gerais

