EUA derubaram balão chinês e outros objetos que sobrevoavam seu espaço aéreo. Canadá, Colômbia e China também identificaram elementos no ar, e uruguaios relataram ter visto luzes intermitentes. Uma série de objetos voadores foi vista nos últimos dias em diferentes países, principalmente na América do Norte. Parte deles foi derrubada, mas também há o caso do Uruguai, em que apenas luzes puderam ser avistadas, sem que se identificasse de que se tratava.
Veja no mapa abaixo onde cada objeto voador apareceu e, mais abaixo, o que aconteceu em cada uma desses locais:
Carolina do Sul (EUA)
Colômbia
Rizhao (China)
Alasca (EUA)
Yucon (Canadá)
Lago Huron (EUA)
Paysandú (Uruguai)
🔭 Um balão chinês foi derrubado em 4 de fevereiro na costa da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, depois de ter sido avistado no estado de Montana. EUA acusam a China de espionagem, e Pequim afirma que o balão era um instrumento meteorológico.
🔎 Um objeto similar ao balão chinês foi visto na Colômbia, mas o governo local considerou que não representava uma ameaça à segurança e defesa nacional do país.
🌏 No domingo (12), autoridades da província de Shandong, no leste da China, anunciaram que avistaram um objeto não identificado sobrevoando o mar perto da cidade costeira de Rizhao. Nesta segunda, Pequim informou que também foi espionada por ao menos dez balões norte-americanos ao longo de 2022.
❄️Em 10 de fevereiro, dois caças norte-americanos derrubaram no Alasca um objeto voador sem piloto que tinha o tamanho de um carro pequeno. As Forças Armadas dos EUA disseram que o objeto podia ser uma ameaça ao tráfego aéreo civil porque voava a uma altitude de 40.000 pés (12.192 km).
🧐 Em 11 de fevereiro, um caça derrubou um objeto cilíndrico misterioso que voava em alta altitude sobre o território canadense de Yukon.
⚠️ Em 12 de fevereiro, militares norte-americanos derrubaram com um míssil um quarto objeto voador na região do Lago Huron, perto da fronteira entre EUA e o Canadá. Ele tinha um formato octogonal e, aparentemente, estava sem carga. Não foram informados detalhes sobre o objeto.
🌌 No Uruguai, o governo recebeu denúncias de que objetos voadores foram vistos na região de Paysandú, na fronteira com a Argentina, no sábado (11). Uma comissão foi enviada para averiguação. Os relatos falavam em luzes intermitentes no céu em Termas de Almirón, uma região de termas de águas salgadas. As luzes seriam vermelhas e teriam voado baixo no céu.
Trending
- Em fórum, Brasil e Rússia defendem ampliação de parcerias comerciais
- Desordem mundial de Trump: ONG alerta para autoritarismo em 100 países
- Banco do Nordeste quase triplica investimentos em agroindústrias na Bahia
- Bahia estreia na Arena Fonte Nova contra a Fluminense nesta quinta-feira (05)
- Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%
- Cesta básica sobe 1,13% em Salvador no início de 2026 e passa a custar R$ 579,08
- Ministro do STJ acusado de importunação sexual pede licença médica
- Mais da metade dos negócios em favelas foi aberta a partir da pandemia

