Relatório do Ministério da Justiça e Segurança Pública de 2018 disponibiliza áudios da ‘noite oficial dos óvnis’, em 19 de maio de 1986, quando cerca de 21 instrumentos foram rastreados por radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Noite Oficial dos Ovnis: áudios mostram operador da torre relatando pontos luminosos
Uma série de objetos voadores foram vistos — e em parte derrubados — nos últimos dias na América do Norte. Quatro deles foram avistados e abatidos por caças dos Estados Unidos. Nos quatro casos, houve violação do espaço aéreo dos EUA e do Canadá, mas as autoridades dos países ainda não se pronunciaram para esclarecer do que se tratavam os objetos.
Esta, porém, não é a primeira vez na história em que forças nacionais investigam relatos e aparições difíceis de explicar. Um relatório divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2018 destaca áudios e imagens daquela que ficou conhecida como a “noite oficial dos óvnis”, em 19 de maio de 1986.
A publicação do site do governo brasileiro começa com: “Você acredita que possa haver vida em outro planeta?”. O relatório então destaca os eventos da noite em que cerca de 21 objetos voadores não identificados foram rastreados por radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Na ocasião, cinco jatos da Força Aérea Brasileira foram enviados para persegui-los, mas nenhum obteve sucesso.
Nos arquivos de áudio do Arquivo Nacional, disponibilizados pelo ministério, um operador da torre do aeroporto de São José dos Campos, em São Paulo, diz ter observado pontos luminosos que mudavam de cor, com predominância da tonalidade vermelha. Nesta mesma noite, ele mesmo concluiu que “não se tratam de estrelas” e descreveu a possibilidade de estar vendo óvnis na sua frente.
O operador, então, entra em contato com o controle e com outras cidades para tentar entender o que acontecia no espaço aéreo naquele 19 de maio. Nas palavras dele, o acontecimento estava “bonito, viu”. Ouça alguns trechos no vídeo acima.
Registros de óvnis no Brasil
Imagem de 1952 mostra a primeira documentação da aparição de um Ovni no Brasil na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Arquivo Nacional/ Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ainda de acordo com o relatório publicado em abril de 2018, o Arquivo Nacional tinha, até então, 743 registros sobre a aparição de óvnis no Brasil em seu acervo, o que quer dizer que foram vistos 743 objetos que não puderam ser identificados de imediato.
Pelo documento, existem diversas possibilidades do que poderiam ser estes ‘objetos’, como drones, estrelas, satélites, balões meteorológicos ou até mesmo algum tipo de fenômeno natural.
O que são óvnis?
Como explicou ao g1 o ufólogo Edison Boaventura Júnior, em novembro de 2022, “óvni é todo o fenômeno que não é explicado como um objeto tradicional e não é identificado, como um foguete por exemplo. Não são objetos voadores convencionais ou fenômenos astronômicos, como uma estrela cadente.”
Mais recentemente, por não se tratarem necessariamente de ‘objetos’, autoridades americanas passaram a adotar a terminologia “fenômeno aéreo não identificado”.
Primeira ocorrência no Brasil
Pelos registros do Arquivo Nacional, a primeira ocorrência registrada aconteceu em 1952, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Imagens fotográficas mostram um objeto com formato de disco (imagem acima).
Como esclarece o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, “os arquivos estão disponíveis para qualquer pessoa, que pode visitar a unidade do Arquivo Nacional, em Brasília, ou acessá-los pela internet, no site do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), onde todos estão digitalizados”.
Trending
- Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
- STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
- Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
- Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
- MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
- Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
- Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025