
Berlim é o reduto do Partido Social Democrata alemão por mais de 20 anos. Partidários do partido conservador CDU comemoram resultado das eleições regionais de Berlim, em 12 de fevereiro de 2023
Odd Andersen/ AFP
O Partido Social Democrata (SPD) do chefe do governo alemão, Olaf Scholz, perdeu as eleições locais em Berlim, reduto do partido por mais de 20 anos.
O partido conservador CDU obteve cerca de 28% dos votos nas eleições para o parlamento regional de Berlim, enquanto o partido de Scholz ficou em segundo lugar com cerca de 18%, segundo estimativas das emissoras ARD e ZDF.
O SPD parece ter sido prejudicado pela violência e pelo caos que assolou Berlim na virada do ano, quando bombeiros e policiais foram atacados com fogos de artifício em bairros habitados principalmente por imigrantes.
A oposição conservadora acusou a autoridade municipal de negligência e lançou um acalorado debate sobre o fracasso da política de integração nestes bairros.
Esta eleição ocorre em um momento em que o país sofre com a inflação e discute o envio de armas à Ucrânia para enfrentar a invasão russa.
As negociações para formar um novo governo de coalizão em Berlim anunciam-se complicadas.
Antes da eleição, nenhum partido, exceto os liberais do FDP, dizia-se disposto a formar uma aliança com os conservadores para governar.
Berlim é um estado regional dentro do sistema federal que existe na Alemanha, e uma mudança na maioria que governa pode repercutir em uma das duas câmaras do Parlamento federal.
Trending
- Confira grupos beneficiados pela isenção do Imposto de Renda criada pelo Governo Lula
- Camaçari é contemplada com mais 160 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida
- CIAT divulga oferta de 54 vagas disponíveis para esta sexta-feira
- Em fórum, Brasil e Rússia defendem ampliação de parcerias comerciais
- Desordem mundial de Trump: ONG alerta para autoritarismo em 100 países
- Banco do Nordeste quase triplica investimentos em agroindústrias na Bahia
- Bahia estreia na Arena Fonte Nova contra a Fluminense nesta quinta-feira (05)
- Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%

