
O chefe da empresa nuclear Rosatom se reuniu com o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, Rafael Grossi, em Moscou. Imagens de satélite mostram veículos blindados perto de reatores na usina nuclear de Zaporizhzhia
Maxar Technologies via Reuters
A Rússia disse nesta quinta-feira (9) que está pronta para criar de uma zona de segurança em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, depois que o chefe da empresa nuclear Rosatom se reuniu com o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, Rafael Grossi, em Moscou.
A usina nuclear de Zaporizhzhia foi tomada pelas forças russas logo após a invasão da Ucrânia no ano passado e sofreu bombardeios repetidos, com Moscou e Kiev apontando se acusando mutuamente de arriscar um acidente nuclear.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu a criação de uma zona de segurança ao redor da usina, para evitar que armas pesadas e bombardeios causem mais danos.
“Rafael Grossi falou sobre a promoção de sua iniciativa para estabelecer uma zona de proteção de segurança nuclear na Usina Nuclear de Zaporizhzhia”, disse a Rosatom.
Ataque russo em Zaporizhzhia, na Ucrânia, deixa mortos e feridos
“A esse respeito, Alexey Likhachev (CEO da Rosatom) expressou a disposição do lado russo de continuar trabalhando na implementação da iniciativa do diretor-geral da AIEA”, afirmou.
A usina, que é a maior da Europa, respondia por cerca de 20% da geração nacional de energia da Ucrânia antes da invasão, mas não produz eletricidade desde setembro, quando o último de seus seis reatores foi desativado.
Depois da usina ter sido apreendida pelas tropas russas, a Rosatom assumiu o controle e instalou sua própria administração, um movimento que o governo da Ucrânia denunciou como ilegal.
Trending
- Presidente do STF rebate relatório dos EUA sobre liberdade de expressão
- Agências bancárias estarão fechadas nesta Sexta-Feira Santa
- Pé-de-Meia reduz abandono escolar no ensino médio em 43% em dois anos
- Fifa altera horário da segunda partida do Brasil na Copa do Mundo
- Campanha de vacinação contra a gripe segue nas USFs e UBSs de Camaçari até 30 de maio
- Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade
- Tabela de propina, códigos e saques rondam venda de sentenças no STJ
- Marina se despede do Meio Ambiente e cita COP30 como principal desafio

