Em entrevista a semanário alemão, Olaf Scholz disse que Putin fez comparação absurda e que a guerra não se justifica. Após impasse, Alemanha oficializa envio de tanques para a Ucrânia
O chefe de governo alemão, Olaf Scholz, indicou neste sábado (4) que existe “um consenso” com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para que as armas fornecidas pelo Ocidente não sejam usadas em ataques ao território russo.
Chanceler alemão Olaf Scholz
GETTY IMAGES/via BBC
“Há um consenso sobre este ponto”, afirmou Scholz em entrevista ao semanário “Bild am Sonntag”.
Alemanha autoriza envio de mais tanques à Ucrânia
Guerra na Ucrânia entra em nova fase com envio de tanques de EUA e Alemanha: ‘Existe uma percepção de que é agora ou nunca’ diz especialista
Brasil e Alemanha discutem projetos de cooperação, como Fundo Amazônia
Os aliados da Ucrânia deram novos passos no apoio militar, após se comprometerem a fornecer tanques pesados e foguetes de maior alcance. A Alemanha entregará 14 tanques Leopard 2 do inventário de seu Exército.
“Os tanques alemães voltam a nos ameaçar”, havia declarado nesta semana o presidente russo, Vladimir Putin, comparando sua campanha militar na Ucrânia à guerra contra o nazismo.
“Suas palavras são uma série de comparações históricas absurdas que ele usa para justificar seu ataque à Ucrânia”, disse Scholz ao Bild. “No entanto, nada justifica essa guerra”, insistiu.
“Ponderamos cuidadosamente cada entrega de armas, em coordenação estreita com nossos aliados, começando pelos Estados Unidos. Esse enfoque comum evita uma escalada da guerra “, ressaltou o chanceler alemão.
VÍDEOS: os mais recentes do g1
Trending
- Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
- STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
- Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
- Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
- MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
- Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
- Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025