
Fabio Porta, Democrático da Itália (PD), criticou atitude da primeira ministra Giorgia Meloni. Brasil está entre os países com o maior número de descendentes de italianos. Lula discursa com a faixa presidencial
REUTERS/Adriano Machado
O partido Democrático da Itália (PD), de esquerda, criticou nesta segunda-feira (2) a ausência de uma delegação oficial italiana na cerimônia de posse do presidente Lula, em Brasília. O Brasil está entre os países com o maior número de descendentes de italianos.
“O único país europeu que não enviou um representante do governo foi a Itália. Sinal da escassa atenção dada à enorme comunidade italiana que vive neste país, uma visão míope e limitada do atual governo com nossas comunidades no exterior”, lamentou em um comunicado o deputado do PD, Fabio Porta.
Presidente de Portugal diz que Brasil ‘faz muita falta’ no cenário internacional
A posse de Lula, no domingo (1), teve a presença de representantes de 54 nações e da União Europeia. Entre os europeus, Portugal e Alemanha enviaram seus presidentes, Marcelo Rebelo de Sousa e Frank-Walter Steinmeier, respectivamente. Reino Unido e França mandaram, por sua vez, enviados especiais.
A Itália é governada atualmente pela extrema direita, com Giorgia Meloni como primeira-ministra.
Representantes
Representantes de governos de diferentes orientações políticas estavam presentes à posse, como China, Irã, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos, com a ideia de reforçar as relações bilaterais com a principal economia da América Latina.
O fato chama atenção porque o Brasil tem um número expressivo de descendentes italianos, como sublinha o deputado.
“Espero que a Itália recupere logo sua relação estratégica com o maior país da América Latina, onde vivem mais de 35 milhões de nossos descendentes”, acrescentou Porta.
Trending
- Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil
- Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo
- Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic
- Prouni: prazo para entrar na lista de espera termina esta noite
- Alunos de escola em Salvador são premiados no BRAMUN 2026
- Ouro fecha em queda em meio aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio
- Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos
- Centro Comercial de Camaçari passa por ‘faxinaço’ neste domingo e recebe diversos serviços de limpeza

