Taraneh Alidoosti é acusada de espalhar mentiras sobre protestos que acontecem no Irã. Ela protagonizou ‘O Apartamento’, que ganhou Oscar de língua estrangeira em 2017. Atriz Taraneh Alidoosti no filme ‘O apartamento’
Divulgação
A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, conhecida por sua atuação no filme “O Apartamento” (2016), foi presa pelo governo do país, afirmou a agência de notícias estatal do Irã, IRNA, neste sábado (17).
De acordo com a agência de notícias Associated Press, ela é acusada de espalhar mentiras sobre os protestos que acontecem em todo o país.
Alidoosti é muito famosa no país e ficou conhecida pelo mundo após estrelar o filme que ganhou o Oscar de língua estrageira em 2017.
Ela foi presa uma semana depois de publicar uma foto no Instagram em apoio ao primeiro homem executado recentemente por supostos crimes cometidos durante as manifestações.
Segundo a IRNA, diversas outras celebridades iranianas foram “convocadas pelo Poder Judiciário por publicar conteúdo provocador”. O número de pessoas não foi divulgado.
O governo afirma que Alidoosti foi presa por não fornecer “qualquer documento que prove suas alegações”.
Na publicação, a atriz de 38 anos escreveu: “Seu nome era Mohsen Shekari. Toda organização internacional que está assistindo a este derramamento de sangue não está agindo é uma desgraça à humanidade”.
Shekari foi executado no dia 9 depois de ser acusado por um tribunal iraniano de ter bloqueado uma rua em Teerã e de ter atacado um policial com um facão.
O Irã é cenário de uma onda de protestos desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos que faleceu depois de ser detida pela polícia da moralidade por supostamente desrespeitar o código de vestimenta do país, que obriga as mulheres a usar o véu.
Trending
- Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’
- Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky
- EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país
- Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’
- INSS: indicados à presidência e relatoria de CPMI se reúnem para discutir plano de trabalho
- VÍDEO: Clima de tensão volta a tomar conta do Engenho Velho da Federação após madrugada de tiroteio e explosões
- 38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
- Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno