• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’

agosto 19, 2025

Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky

agosto 19, 2025

EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país

agosto 19, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’
  • Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky
  • EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país
  • Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’
  • INSS: indicados à presidência e relatoria de CPMI se reúnem para discutir plano de trabalho
  • VÍDEO: Clima de tensão volta a tomar conta do Engenho Velho da Federação após madrugada de tiroteio e explosões
  • 38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
  • Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Economia»Flexibilização da Lei das Estatais, aprovada pela Câmara, é desejo antigo do Centrão e beneficia equipe de Lula
Economia

Flexibilização da Lei das Estatais, aprovada pela Câmara, é desejo antigo do Centrão e beneficia equipe de Lula

uesleiiclone8By uesleiiclone8dezembro 14, 2022Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
flexibilizacao-da-lei-das-estatais,-aprovada-pela-camara,-e-desejo-antigo-do-centrao-e-beneficia-equipe-de-lula
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em um movimento relâmpago que ajuda tanto parlamentares quanto o governo eleito, a Câmara dos Deputados afrouxou a lei das estatais, criada para blindar de indicações políticas empresas de capital misto que têm a União como controlador ou principal acionista.
Desejo antigo de integrantes do Centrão, a flexibilização da lei das estatais chega num momento em que ganha feições de favor ao governo que assume em 20 dias, porque abre caminho para dois nomes escolhidos por Lula assumirem empresas importantes: Aloizio Mercadante no comando do BNDES e o senador Jean Paul Prates (PT-RN) na presidência da Petrobras.
O projeto que mudava a lei das estatais já habitava a Câmara, mas a espera de um momento propício, que aconteceu nesta semana.
A deputada Margareth Coelho (PP-PI), ligada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), incluiu um dispositivo que reduzia a exigência de quarentena de 36 meses para 30 dias para candidatos, membros de comando em partidos políticos ou campanhas, indicados a conselhos de administração ou comando de empresas públicas.
Além de beneficiar Mercadante, que fez parte da campanha de Lula à presidência — mas alega não ter tido cargo formal ou remunerado- – o novo texto, se virar lei, ajuda Prates, que concorreu à Prefeitura de Natal há menos de 36 meses.
A redução da quarentena também vale para agências reguladoras, sempre cobiçadas por parlamentares.
Outro jabuti incluído no texto foi a ampliação de 0,5% para 2% no limite de despesas com publicidade e patrocínio de empresas públicas e de sociedade mista.
Em entrevista à Globonews nesta terça-feira à noite, o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a Lei das Estatais não pode bloquear pessoas com ampla experiência em uma área de atuar em empresas públicas ou de capital misto.
Mais do que nunca, a rapidez com que a Câmara aprovou o texto, que precisa tramitar no Senado antes de ir à sanção presidencial, mostra a sintonia fina com que parece trabalhar o comando do Congresso com o futuro governo. Desde que seja para o interesse de ambas as partes, não necessariamente o do Brasil.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleCâmara flexibiliza Lei das Estatais e pode facilitar ida de Mercadante para o BNDES
Next Article The Boys | Vought International emite comunicado sobre indicação de Antony Starr ao Critics Choice Awards
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025

Uma nova fábrica de turbinas eólicas será instalada na Bahia, com produção local de torres gigantes de mais de 100 metros e super baterias para armazenar energia limpa

julho 29, 2025

Tarifa: produtores de laranja podem abandonar fruta no pé sem vendas aos EUA

julho 25, 2025

Senador americano diz que EUA vão ‘esmagar’ economia do Brasil; saiba o motivo

julho 24, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’

By wisleyagosto 19, 20250

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)…

Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky

agosto 19, 2025

EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país

agosto 19, 2025

Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’

agosto 19, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.