Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 5 a 9 de dezembro. Brasil eliminado da Copa após derrota para a Croácia nos pênaltis. Presidente do Peru destituído e preso. Cristina Kirchner condenada na Argentina. Entenda por que falta de dinheiro para o governo federal mesmo com arrecadação recorde. A carne com ouro servida no Catar. O legado da Copa de 2014 no Brasil. As ‘ondas’ que se formaram em avenida de Belo Horizonte durante temporal. O caso da vereadora beijada à força por parlamentar em sessão da Câmara de Florianópolis.
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Brasil fora da Copa
Neymar após desclassificação do Brasil da Copa
Fabrizio Bensch/Reuters
O Brasil perdeu da Croácia nos pênaltis e foi eliminado da Copa do Mundo do Catar. Na partida desta sexta-feira (9), válida pelas quartas final, terminou empatado em 0 x 0 no tempo normal. Na prorrogação, Neymar fez um golaço, mas os croatas empataram no fim, em um contra-ataque. Nos pênaltis, 4 a 2 para eles.
Agora a Croácia enfrenta na próxima terça (16) a Argentina, que venceu a Holanda nos pênaltis após ter tomado um gol espetacular em uma jogada ensaiada no último lance do tempo normal, aos 55 minutos do 2º tempo. A outra semifinal terá os ganhadores de Inglaterra x França e Marrocos x Portugal. As duas partidas serão disputadas amanhã.
Crise no Peru
Em menos de 24 horas, o Peru viu seu cenário político mudar radicalmente: após anunciar a dissolução do parlamento e a implantação de um estado de exceção, o então presidente Pedro Castillo sofreu impeachment e acabou preso.
Quem é Pedro Castillo
A Suprema Corte classificou de golpe de Estado a atitude de Castillo, que foi substituído por sua vice, Dina Boluarte. Ela tornou-se a primeira mulher a liderar o país. A composição das forças políticas e o próprio sistema de governo peruano contribuíram para a situação caótica. Entenda fatores que formam esse cenário aqui.
Relembre presidentes que foram derrubados ou presos no Peru
Lula deseja êxito à nova presidente Dina Boluarte
Guga Chacra: ‘Tentativa de golpe é algo até caricato’
Crise na Argentina
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada pela Justiça de seu país a 6 anos de prisão pela acusação de ter sido a chefe de uma organização criminosa para desviar dinheiro do Estado. Ela nega as acusações e afirma que é vítima de uma perseguição política. A pena máxima era de 12 anos de prisão.
Justiça argentina condena Cristina Kirchner a seis anos de prisão por corrupção
Apesar da condenação, Kirchner não vai ser presa porque tem foro privilegiado. Na Argentina, o vice-presidente também ocupa o cargo de presidente do Senado. Cristina exerce as duas funções até o fim da gestão do atual presidente, Alberto Fernández, e pode se candidatar a um terceiro mandato (ela pode ser candidata, mesmo com essa condenação judicial de primeira instância).
Lula manifesta solidariedade: ‘Torço por uma justiça imparcial e independente’
Economia
Por um lado, há dez anos não se arrecadava tanto imposto. De outro, falta dinheiro para a educação, a saúde e até para fazer passaportes. O que explica essa contradição? Na análise de Laura Naime, editora de economia do g1, a explicação está quase toda no teto de gastos, mas não só nele. Leia trechos:
“Acontece que 1) o teto de gastos não muda com o aumento da arrecadação; e 2) as despesas obrigatórias cresceram. Com isso, o dinheiro para as despesas discricionárias ficou pequeno – e muita coisa vem sendo cortada.”
Veja quais são os serviços mais afetados por cortes no fim do governo Bolsonaro
“Também foi uma escolha gastar mais antes das eleições, ‘vitaminando’ os pagamentos do Auxílio Brasil, concedendo auxílios a caminhoneiros e taxistas, subsidiando indiretamente os preços dos combustíveis.”
“A intenção do futuro governo Lula de conseguir uma licença para gastar quase R$ 200 bilhões acima do teto de gastos assusta, porque dá uma indicação de descontrole nas contas públicas.”
Leia a íntegra da análise aqui.
Ostentação sem sabor
Ligado ao símbolo de poder e status, o ouro na carne, como visto no prato de alguns jogadores do Brasil que visitaram um badalado restaurante em um dia de folga no Catar, não tem outra função que não… ostentar.
“[Nesses pratos] o ouro não imprime sabor. Não tem um gosto característico. Tem é um efeito psicológico. É uma experiência sensorial que vai ficar gravada na sua memória”, disse Jorge Herman Behrens, especialista em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Carne com ouro do Catar
Reprodução/Instagram
Considerado pela Forbes o 4º pais mais rico do mundo, o Catar é a sede da Copa de 2022.
Ainda sobre o ouro na comida, o g1 conversou com a nutricionista Lara Natacci, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP. Ela explicou que a versão do ouro usada em alimentos (que é diferente da que faz joias) é absorvida pelo corpo e, quando consumida esporadicamente e em baixa quantidade, não apresenta nenhum risco à saúde.
“Esse ouro não é metabolizado pelo organismo. Nosso corpo o elimina completamente. Não o absorve”, afirmou. Leia mais aqui.
Criticada desde antes da Copa, carne com ouro do Catar vem junto com ‘teatro’ de dono
Anhangabaú ou Bangladesh? Tente adivinhar onde estão os torcedores apenas pela foto
Legado da Copa
Oito anos depois, o legado da Copa de 2014 no Brasil nos arredores dos estádios é ambíguo: melhorias pontuais na infraestrutura se contrapõem ao aumento na insegurança ou encarecimento de aluguéis, por exemplo.
A maioria dos estádios usados para o torneio mundial de futebol se consolidou como espaço de realização de eventos não apenas esportivos.
Veja o legado da Copa de 2014 nos arredores dos estádios
Em lugares como Salvador , São Paulo e Belo Horizonte, os estádios da Copa são também a casa de times das principais divisões do futebol brasileiro, o que garante que o movimento em seu entorno permaneça. Já em Manaus, a arena construída para a Copa do Mundo se converteu em local de shows e outros eventos não esportivos.
O g1 foi ver como estão 12 cidades-sede da Copa de 2014. Veja a situação em cada uma aqui.
Felicidade, carne, internet, altura… 14 rankings fora do futebol com os países finalistas da Copa
Ondas em BH
A água subiu muito rápido, o córrego transbordou e “ondas” foram formadas na Avenida Bernardo Vasconcelos, na Região Nordeste de Belo Horizonte, durante um temporal que atingiu a capital. Na área, carros foram arrastados pela correnteza e uma mulher se segurou em um poste de uma placa de sinalização para não ser levada pela água (veja vídeo abaixo).
“Ondas” se formaram durante chuva em BH
Agarrada à força
Uma vereadora foi abraçada e beijada à força por um parlamentar durante uma sessão da câmara municipal em Florianópolis. A cena foi flagrada pelas câmeras que transmitiam a sessão (veja o vídeo abaixo). Segundo a vereadora Carla Ayres (PT), ela participava da sessão e discutia um projeto de lei com Marquinhos da Silva (PSC), quando foi abordada pelo vereador.
Vereadora é abraçada a força por parlamentar em sessão da Câmara de Florianópolis
Nesta quinta, a Câmara emitiu uma nota afirmando repudiar o ato do político. O órgão disse também que assim que o processo chegar à Mesa Diretora, “será realizada a apuração dos fatos”. Em nota, o vereador se disse triste pela “notícia de acusação de assédio”, mas admitiu ter abordado a vereadora “de maneira inconveniente, sem a sua autorização” e pediu desculpas.
Novo governo
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou a anunciar os nomes do primeiro escalão de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. Na lista inicial, foram definidos os chefes das seguintes pastas: Fazenda; Casa Civil; Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores.
O governo eleito vem afirmando que o desenho da Esplanada dos Ministérios será similar ao do segundo mandato de Lula (2007-2010). Veja quem são os ministros confirmados até agora.
Rui Costa participou do anúncio ao lado do presidente Lula
Reprodução g1
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
Trending
- Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’
- Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky
- EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país
- Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’
- INSS: indicados à presidência e relatoria de CPMI se reúnem para discutir plano de trabalho
- VÍDEO: Clima de tensão volta a tomar conta do Engenho Velho da Federação após madrugada de tiroteio e explosões
- 38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
- Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno
Você viu? Brasil fora da Copa, Presidente do Peru destituído e preso, Cristina Kirchner condenada, carne com ouro no Catar e vereadora beijada à força na Câmara de Florianópolis
Next Article Zoológico faz aniversário e animais ganham bolo