Homem carregava bandeira iraniana com “Liberdade de vida das mulheres” escrita ao centro enquanto a mulher carregava protestos sobre o caso Mahsa Amini. Policiais confiscam uma bandeira iraniana de torcedores dentro do estádio antes da partida
Dylan Martinez/REUTERS
Dois torcedores iranianos estavam protestando antes do jogo contra o País de Gales pela Copa do Mundo nesta sexta-feira (25) quando foram confiscados pela segurança do evento.
O homem carregava uma bandeira iraniana com a frase “Liberdade de vida das mulheres” ao centro enquanto a mulher fazia uma manifestação contra o caso Mahsa Amini, uma menina que morreu sob custódia da polícia dos costumes iraniana.
Uma torcedora do Irã é fotografada dentro do estádio antes da partida enquanto protestava
Dylan Martinez/REUTERS
Ela utilizava uma maquiagem escrito “Irã” porém com lágrimas em preto escorrendo dos olhos.
Até a última atualização dessa matéria não houve confirmação se ambos eram iranianos.
Outros protestos em jogos do Irã
Na última partida da seleção iraniana os jogadores optaram por não cantar o hino nacional como forma de protesto.
“Não importa o que eles digam, as pessoas querem matá-los. Você imagina estar em um momento de sua vida em que pode ser assassinado por tudo o que você diz? Com certeza temos sentimentos e crenças e em seu devido tempo, no momento adequado, os expressamos”, afirmou o treinador da equipe, Carlos Queiroz.
Nessa oportunidade os atletas cantaram normalmente.
“Vocês nem imaginam o que esses rapazes estão vivendo a portas fechadas nos últimos dias”, disse Queiroz.
Caso Mahsa Amini
Uma torcedora do Irã é fotografada dentro do estádio antes da partida enquanto protestava
Dylan Martinez/REUTERS
O país vive uma onda de protestos há dois meses. As manifestações começaram como reação ao caso da jovem curda Mahsa Amini, de 22 anos, que apareceu morta após ser presa pela polícia dos costumes do país por “uso inadequado” do véu islâmico, obrigatório no Irã.
Desde o início das manifestações no Irã, em setembro, cerca de 380 pessoas morreram, incluindo pelo menos 47 crianças, segundo a Iran Human Rights Watch, a principal organização de monitoramento das manifestações.
Recentemente, o governo iraniano condenou o primeiro protestante à pena de morte. O homem recebeu a punição por “perturbar a ordem e a paz da comunidade e cometer um crime contra a segurança nacional”. O governo iraniano diz que ele teria ateado fogo contra um prédio do governo.
Torcedores do Irã são fotografados dentro do estádio antes da partida enquanto protestavam
Dylan Martinez/REUTERS
Uma torcedora do Irã é fotografada dentro do estádio antes da partida enquanto protestava
Dylan Martinez/REUTERS
Torcedores do Irã usam camiseta com as palavras ‘Mulher Vida Liberdade’ do lado de fora do estádio antes do jogo
REUTERS/Suhaib Salem
Trending
- Lula avalia pronunciamento em rede nacional para responder ao tarifaço
- Ponte Salvador–Itaparica: obra histórica deve beneficiar 10 milhões de baianos
- Repórter da TV Bahia é ameaçado ao vivo por traficantes no Nordeste de Amaralina
- Agerba renova contrato de empresas de ônibus que operam em mais de 10 cidades
- Com investimento bilionário, projeto oficial da Arena Barradão é apresentado à diretoria do Vitória
- Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
- STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
- Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes