
Aviões de guerra turco bombardearam bases de militantes curdos nos dois países vizinhos. Forças curdas prometeram retaliação. Ataque, segundo Ancara, foi resposta a atentado na semana passada em Istambul, que deixaram seis mortos. Base de militantes curdos no norte da Síria destruída após ataques das forças aéreas da Turquia, em 20 de novembro de 2022.
North Press Agency via REUTERS
A Turquia bombardeou o norte da Síria e no norte do Iraque neste domingo (20). Os ataques, segundo a agência de notícias France Presse, deixaram 31 mortos no total.
As forças aéreas turcas, que realizaram as incursões, tinham como alvo bases de militantes curdos – com quem as forças turcas travam uma disputa territorial de décadas pelo controle da região do Curdistão.
A agência estatal turca Anadolu negou que o ataque tenha ultrapassado fronteiras, mas o Ministério da Defesa da própria Turquia reconheceu que ambos os bombardeios atingiram territórios da Síria e do Iraque.
Os ataques tiveram como alvo bases do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e da milícia síria curda YPG, que a Turquia diz ser uma ala do PKK, acrescentou o ministério em comunicado.
As Forças Democráticas da Síria (SDF), tropas lideradas por militantes curdos, prometeram retaliação.
Os ataques foram também uma retaliação a um atentado com bomba em Istambul, na Turquia, que matou seis pessoas há uma semana. Na ocasião, a Turquia acusou militantes curdos de responsabilidade e afirmou que a ordem para a explosão da bomba foi dada em Kobani, cidade curdo-síria onde as forças turcas realizaram operações contra a milícia YPG nos últimos anos.
Trending
- Enem 2026: começa nesta segunda, 13, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição
- Com dois gols de Pedro, Flamengo vence Fluminense pelo Brasileirão
- Governo do Estado atende 1.388 pacientes em mutirão puxado pela ortopedia e monitora alta de síndromes respiratórias entre crianças
- Universidade do Mar se torna realidade no Rio de Janeiro
- ANP tem 1ª redução do diesel após início da guerra no Oriente Médio
- Ministro da Fazenda inicia agenda internacional nos EUA e na Europa
- Praia de Guarajuba será sede da Copa do Mundo de Jet Waves em maio
- Ações em ferros-velhos prendem 270 pessoas por receberem cobre ilegal
