O tesouro estava enterrado sob os restos de um piso de madeira. As moedas estavam em uma bolsa de linho. Tesouro viking é descoberto na Suécia
Um tesouro de peças de prata com cerca de mil anos foi encontrado na cidade de Täby, na Suécia, em outubro. Há três tipos de peças:
Colares;
Anéis de braço;
Moedas
O tesouro foi encontrado em uma escavação arqueológica de um assentamento da era viking nos arredores de Estocolmo, uma área que foi habitada por centenas de anos.
Os arqueólogos encontraram vestígios de mais de 20 casas e edifícios —os mais antigos são aproximadamente do ano 400, e há outros que são da era viking (que vai do ano 800 ao ano 1.050, aproximadamente).
O tesouro estava enterrado sob os restos de um piso de madeira. As moedas estavam em uma bolsa de linho.
Maria Lingström, uma das arqueólogas do Museu Nacional de História da Suécia, disse que começou a remover um dos colares e percebeu que havia outros. Eram oito, no total. Segundo ela, estão extraordinariamente bem preservados para a idade (quase mil anos).
As moedas que foram encontradas eram usadas como joias. Os habitantes escolhiam alguns de seus objetos mais valiosos para serem enterrados com eles.
Na era viking havia muito comércio entre a região escandinava e o resto da Europa. Há moedas de origem europeia, de locais como a Inglaterra e a atual Alemanha.
No tesouro há até mesmo cinco moedas árabes.
Uma das moedas europeias é extremamente rara e foi cunhada em Rouen, na França.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Trending
- Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
- Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025
- Suspeitos morrem após confronto com a Rondesp em frente ao BRT Hiper; dupla é apontada por série de assaltos em Salvador
- Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto
- Justiça dá 15 dias para Deltan Dallagnol indenizar Lula em R$ 134 por PowerPoint
- Brasil x Uruguai: onde assistir a semifinal da Copa América Feminina
- Salvador abre licitação para gestão de estações do BRT a empresa vencedora deverá realizar investimentos ao longo da concessão, que terá a duração de 25 anos
- Brasil sai novamente do Mapa da Fome, segundo relatório da ONU