• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde

março 24, 2026

Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia

março 24, 2026

FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador

março 24, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde
  • Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia
  • FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador
  • COP 15: conheça as espécies migratórias do Brasil e as ações para sua conservação
  • Ministério da Saúde inicia coleta de dados da primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental do Brasil
  • Brasil  bate meta de alfabetização na idade certa para 2025, atingindo 66%. Em 2023, era 56%
  • Lula participa da entrega de prêmios a 4,7 mil redes na 2ª edição do Selo Alfabetização
  • CAPES E CNPq concedem quase 3 mil bolsas para fixar doutores
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Eleição de Lula deve permitir reaproximação do Brasil com a África
Mundo

Eleição de Lula deve permitir reaproximação do Brasil com a África

uesleiiclone8By uesleiiclone8novembro 1, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
eleicao-de-lula-deve-permitir-reaproximacao-do-brasil-com-a-africa
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Jair Bolsonaro não realizou nenhuma visita ao continente durante seu mandato. Relações Brasil-África devem ser reaquecidas primeiramente no plano econômico. Durante seus dois primeiros mandatos, Lula reforçou as relações com vários países africanos. Na foto, Lula conversa com o presidente moçambicano Armando Guebuza na época, em Maputo, em 9 de novembro de 2010
AFP – BENOIT MARQUET
A eleição de Lula deve permitir uma retomada das relações com a África, quase abandonadas durante o governo de Jair Bolsonaro, ao menos esta foi uma das promessas do petista antes de ser eleito. Lula já foi felicitado por presidentes do continente africano, como Macky Sall, do Senegal, Cyril Ramaphosa, da África do Sul e Umaro Sissoco Embalo, da Guiné-Bissau.
Em uma carta publicada no jornal francês Le Monde na sexta-feira (28), três dias antes de sua vitória, Lula declarou que uma das prioridades de seu governo será “restabelecer a relação com o continente africano”, sobretudo em matéria de ecologia.
As relações Brasil-África devem ser reaquecidas primeiramente no plano econômico. Em 2019, um ano após a chegada de Bolsonaro ao poder, as relações comerciais entre os países africanos e o Brasil teve uma importante queda chegando a seu nível mais baixo.
Além disso, o atual presidente brasileiro não realizou nenhuma visita ao continente. Lula, ao contrário, abriu 30 embaixadas na África quando foi presidente, entre 2003 e 2011. Na época, o petista visitou 29 países africanos, não apenas lusófonos, mas também Argélia, Benim e Gana.  
Para os próximos quatro anos, os observadores anteciparam o retorno de empresas brasileiras à África e cooperação sobre questões ambientais e sanitárias.
A resposta à crise climática é uma das promessas de campanha de Lula. Uma boa notícia para a África, um dos continentes mais duramente atingidos pelas mudanças climáticas. A iniciativa pode permitir a diversos líderes africanos estabelecer cooperação com o Brasil, de acordo com especialistas.
“Eleição à africana”
A eleição de Lula foi destaque na imprensa do continente. O jornal Aujourd’hui au Faso, de Uagadugu, afirma que foi um pleito bem “à africana” e que a campanha violenta, feita de insultos e injúrias, “não deixou nada a invejar” ao continente.
O jornal explica que o presidente derrotado foi chamado de “canibal e pedófilo” e Lula de “rei dos ladrões”. “Mas não estamos na África e sim na América do Sul”, esclarece.
“O vencedor, Lula, teve que fazer alianças com nada menos que nove partidos para conseguir vencer, incluindo com ex-adversários”, como seu vice-presidente Geraldo Alckmin.
“A corrupção no país é um fato incontestável”, afirma a publicação do Burkina Faso, “e o dinheiro circulou livremente”, com bilhões de reais previstos no orçamento para deputados com o objetivo de aprovar projetos no Congresso. “Ao menos no Brasil isso é oficializado”, ironiza.
Mas o jornal relativiza as comparações dizendo que a diferença é que existem “linha vermelhas” que nenhum candidato atravessa e a Justiça vigia atentamente o processo eleitoral.
O Aujourd’hui conclui dizendo que talvez a distância geográfica explique essas “pequenas” semelhanças: “Em avião, o Brasil não fica tão longe do Senegal”.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleHouse of the Dragon já mostrou o destino de Jacaerys e você não percebeu!
Next Article UECE terá 33.823 candidatos para o Vestibular 2023, veja quando sai o local de provas
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Guerra no Oriente Médio tem mais bombardeios e mortes neste domingo

março 2, 2026

China, África e países do Golfo Pérsico condenam ataques ao Irã

fevereiro 28, 2026

Narcotraficante mais procurado do México é morto em operação militar

fevereiro 22, 2026

Amazon pode ser processada por suicídios ligados ao nitrito de sódio

fevereiro 19, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde

By Patriciamarço 24, 20260

Foto: Jamile Amine/Sesab A importância da capacidade de prevenção, preparação e resposta às emergências em…

Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia

março 24, 2026

FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador

março 24, 2026

COP 15: conheça as espécies migratórias do Brasil e as ações para sua conservação

março 24, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.