
Após tocar o solo mexicano como furacão neste domingo (23), fenômeno perdeu força e foi reclassificado como tempestade tropical. Mortes foram confirmadas no município de Rosamorada e na ilha de Mexcaltitán. Policiais observam rua alagada após a chegada do furacão Roslyn em Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, México, neste domingo. Posteriormente, o fenômeno perdeu força e foi rebaixado a tempestade tropical
Alfredo Estrella/AFP
Dois mortos, residências e estabelecimentos danificados, deslizamentos de terra em estradas, inundações e queda de árvores e postes deixava neste domingo no México a tempestade tropical Roslyn, que, ao amanhecer, havia tocado a terra como furacão no estado de Nayarit, no Pacífico.
“Temos comprovada uma morte no município de Rosamorada”, informou o secretário de Segurança do estado, Jorge Benito Rodríguez, em declarações divulgadas pela TV pública. A direção de Proteção Cidadã e Bombeiros confirmou, por sua vez, que um homem de 80 anos perdeu a vida quando uma estrutura desabou em sua residência, localizada na ilha de Mexcaltitán.
Caminhão é visto tombado em uma rodovia após a passagem do furacão Roslyn em Tecuala, no estado de Nayarit, México
Liberto Urena/Reuters
Segundo o boletim de 0h GMT (21h no horáriod e Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Roslyn foi rebaixado a depressão tropical ao entrar no norte do México. O fenômeno se encontrava a 95 km da cidade de Torreón, registrava ventos sustentados de 55 km/h e deve se dissipar durante a noite.
Autoridades da Defesa Civil dos estados de Nayarit e Jalisco, os mais afetados pelo fenômeno, relataram danos materiais, inundações pontuais, queda de árvores e deslizamentos que interromperam o tráfego em algumas rodovias.
Furacão Roslyn causou destruição na costa do Pacífico no México
Hugo Cervantes/Reuters
Trending
- Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde
- Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia
- FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador
- COP 15: conheça as espécies migratórias do Brasil e as ações para sua conservação
- Ministério da Saúde inicia coleta de dados da primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental do Brasil
- Brasil bate meta de alfabetização na idade certa para 2025, atingindo 66%. Em 2023, era 56%
- Lula participa da entrega de prêmios a 4,7 mil redes na 2ª edição do Selo Alfabetização
- CAPES E CNPq concedem quase 3 mil bolsas para fixar doutores

