
Empresas americanas não podem mais fazer negócios ligados à mineração com a Nicarágua. Ariel Palacios: ‘Nicarágua entrou em turbilhão totalitário que se intensifica mais’
O governo dos Estados Unidos adotou novas medidas para tentar isolar a Nicarágua economicamente. O presidente Joe Biden assinou nesta segunda-feira (24) uma ordem executiva que proíbe empresas americanas de fazer negócios que envolvam ouro ou outros produtos minerais na Nicarágua.
O Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções ao chefe do órgão responsável pelas atividades ligadas à mineração da Nicarágua e um um dirigente do governo, disse o departamento.
Os poderes de sanções ampliados da ordem também podem ser usados para bloquear novos investimentos dos EUA em certos outros setores na Nicarágua, a importação de certos produtos nicaraguenses ou a exportação de certos itens para a Nicarágua, afirmou o departamento.
Homem passa por um outdoor de propaganda do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no início da campanha para as eleições presidenciais, em Manágua, em setembro
Reuters/Maynor Valenzuela
“Os ataques contínuos do regime de Ortega-Murillo a atores democráticos e membros da sociedade civil e a detenção injusta de presos políticos demonstram que o regime sente que não está vinculado ao Estado de Direito”, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson.
Ele afirmou que as ações dos EUA visam negar-lhes “os recursos de que precisam para continuar a minar as instituições democráticas na Nicarágua”.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Trending
- Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde
- Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia
- FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador
- COP 15: conheça as espécies migratórias do Brasil e as ações para sua conservação
- Ministério da Saúde inicia coleta de dados da primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental do Brasil
- Brasil bate meta de alfabetização na idade certa para 2025, atingindo 66%. Em 2023, era 56%
- Lula participa da entrega de prêmios a 4,7 mil redes na 2ª edição do Selo Alfabetização
- CAPES E CNPq concedem quase 3 mil bolsas para fixar doutores

