
Este é o primeiro lançamento fracassado desde 2003 e a primeira falha do foguete Epsilon movido a combustível sólido, que está em operação desde 2013. Agência espacial do Japão envia sinal de destruição após falha do foguete Epsilon
O lançamento de um foguete japonês que transportava vários satélites fracassou nesta quarta-feira (12) e a nave teve que ser destruída após a decolagem, informou a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), que sofre assim um grave revés em seu programa espacial.
Este é o primeiro lançamento fracassado desde 2003 e a primeira falha do foguete Epsilon movido a combustível sólido, que está em operação desde 2013.
Desde então, teve cinco lançamentos bem-sucedidos.
A Jaxa interrompeu abruptamente a transmissão do lançamento ao vivo do Epsilon-6 do Centro Espacial na região sul de Kagoshima.
A ordem de autodestruição foi enviada ao foguete dez minutos após a decolagem devido a “anomalias de posicionamento”, disse Yasuhiro Funo, diretor deste projeto espacial.
Em entrevista coletiva, Funo explicou que um problema técnico foi detectado antes da terceira e última etapa do lançamento, no momento em que o último booster estava prestes a ser acionado.
“Ativamos a ordem de autodestruição do foguete, porque se não conseguíssemos colocá-lo na órbita pretendida, não sabíamos para onde iria”, explicou ele.
Após o fracasso da missão, pedaços do foguete caíram no mar, a leste das Filipinas.
O foguete deveria lançar vários satélites em órbita e foi projetado para um lançamento de três estágios.
O presidente da Jaxa, Hiroshi Yamakawa, pediu desculpas pelo fracasso, afirmando que a agência estava “extremamente triste por não termos conseguido atender às expectativas do povo japonês”.
Foguete decola do Centro Espacial Uchinoura, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa)
Kyodo via REUTERS
Trending
- Mais da metade dos negócios em favelas foi aberta a partir da pandemia
- Com voo para Lisboa, São Luís terá primeira rota internacional
- Jornada Pedagógica 2026 inicia ano letivo com foco no diálogo e na colaboração educacional
- Centro Administrativo de Camaçari receberá Hemóvel para doação de sangue
- STF marca julgamento que vai definir alcance da Lei de Anistia
- Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas
- Brasileirão Feminino 2026 tem datas, horários e locais definidos
- Governo vai triplicar incentivo fiscal para socorrer indústria química

