• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BYD abre centenas de vagas de emprego na Bahia;

julho 1, 2025

Homem é preso suspeito de estuprar neta da companheira de 14 anos na Bahia

julho 1, 2025

PF desmonta esquema de mineração ilegal de ouro na Bahia

julho 1, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • BYD abre centenas de vagas de emprego na Bahia;
  • Homem é preso suspeito de estuprar neta da companheira de 14 anos na Bahia
  • PF desmonta esquema de mineração ilegal de ouro na Bahia
  • Na fábrica de Camaçari, BYD apresenta primeiro veículo fabricado no Brasil
  • Arqueólogos descobrem cidade submersa de mais de 3 mil anos
  • Governo da Bahia abre licitação para administração de quatro marinas
  • Confirmado! Lula vai participar do cortejo ao 2 de Julho em Salvador
  • Estatais federais acumulam maior déficit nominal desde 2002, aponta BC
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Ruas de Burkina Faso estão sob tensão após golpe de Estado
Mundo

Ruas de Burkina Faso estão sob tensão após golpe de Estado

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 1, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
ruas-de-burkina-faso-estao-sob-tensao-apos-golpe-de-estado
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Militares efetuam segundo golpe em oito meses e fecham as vias da capital. Novo chefe de Estado é o capitão Ibrahim Traoré, que assume com apoio parcial da população. Kiswensida Farouk Aziz Sorgho anuncia na televisão que o capitão do exército Ibrahim Traore destituiu o líder militar de Burkina Faso, Paul-Henri Damiba, e dissolveu o governo e a constituição, em Ouagadougou
RADIO TELEVISION BURKINA FASO
Diversas vias importantes de Uagadugu, a capital de Burkina Faso, estavam bloqueadas neste sábado (1º) por militares, um dia depois de um golpe de Estado – o segundo em oito meses – que reflete uma profunda crise neste país, afetado pela violência jihadista.
O aumento da tensão acontece após o golpe em que os militares destituíram o tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba, comandante da junta que chegou ao poder no fim de janeiro, também por um golpe. Ele foi substituído à frente da junta por Ibrahim Traoré, um capitão de 34 anos.
Depois de uma noite e uma manhã tranquilas, várias testemunhas disseram à AFP que ouviram uma rajada de tiros perto da rotatória das Nações Unidas no centro da cidade no final da manhã.
Assim como no dia anterior, os militares retomaram suas posições para bloquear as principais vias da cidade e em particular o bairro onde está localizada a Presidência. Nas ruas, vários moradores receberam de maneira positiva o novo golpe.
“Damiba fracassou. Desde que chegou ao poder, áreas que estavam em paz estão sob cerco. Ele assumiu o poder e depois nos traiu”, disse Habibata Rouamba, um comerciante e ativista da sociedade civil.
“Em termos de segurança, nada vai bem, não há resultados (…)”, disse Honoré Yonli, diretor de uma organização de jovens empreendedores.
Deterioração da segurança
Na noite de sexta-feira, após um dia de tiroteio no bairro presidencial de Ouagadougou, quinze soldados fizeram um discurso, pouco antes das 20h00 (horário local) no estúdio da rádio e da televisão nacional.
No discurso, destituíram o coronel Damiba – cujo destino permanece desconhecido neste sábado – e anunciaram o fechamento das fronteiras terrestres e aéreas, bem como a suspensão da Constituição, a dissolução do governo e da Assembleia Legislativa de Transição.
Também foi estabelecido toque de recolher das 21h às 5h. Os militares invocam “a contínua deterioração da situação de segurança” no país.
O novo chefe da junta, capitão Traoré, era até agora o chefe do Regimento de Artilharia de Kaya, no norte do país, particularmente afetado pelos ataques jihadistas.
“São os mesmos jovens oficiais que já estavam nas manobras durante o primeiro golpe em janeiro. É um golpe intramuros. (…) A questão voltará a ser concentrada na luta antijihadista”, diz o analista político Drissa Traoré .
Após golpe militar em Burkina Faso, ONU pede libertação imediata do presidente Roch Kaboré
Bandeiras russas
Por enquanto, os novos golpistas não indicaram se pretendem respeitar o cronograma de transição acordado entre Burkina Faso e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Os civis deveriam retornar ao poder em julho de 2024.
Na noite de sexta-feira, a CEDEAO, da qual Burkina Faso está suspensa desde o golpe de janeiro, “condenou firmemente a tomada do poder pela força”.
A União Europeia considerou que este golpe “coloca em risco os esforços realizados durante vários meses” a favor de uma transição política.
A presença de bandeiras russas em um comício de várias centenas de pessoas na tarde de sexta-feira pedindo a saída de Damiba também levantou questões sobre a influência de Moscou neste novo golpe.
“É evidente que os apoiadores (dos) russos são cada vez mais numerosos. Dentro do exército e da população, levantam-se vozes para pedir uma parceria com a Rússia”, destaca o analista Traoré.
O presidente da Comissão da União Africana (UA), o chadiano Moussa Faki Mahamat, condenou neste sábado “a mudança inconstitucional de governo”.
Neste sábado, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, condenou o golpe de Estado militar em Burkina Faso e fez um apelo a todas as partes para que se abstenham de usar a violência.
“O secretário-geral está profundamente preocupado com a evolução dos acontecimentos em Burkina Faso. Condena energicamente qualquer tentativa de tomar o poder pela força das armas e pede a todos os atores que se abstenham de recorrer à violência e busquem o diálogo”, disse o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, em nota.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleHavana tem a segunda noite de protestos por apagões
Next Article Revolta no Irã entra na terceira semana com protestos pelo mundo
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Arqueólogos descobrem cidade submersa de mais de 3 mil anos

junho 30, 2025

Irã calcula mais de 600 mortos e 4 mil feridos na guerra contra Israel

junho 24, 2025

Irã volta a atacar Israel e lança bombardeio maciço

junho 14, 2025

Segundo ataque: Israel mira novamente alvo no Irã

junho 13, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Empregos

BYD abre centenas de vagas de emprego na Bahia;

By Márcia Marquesjulho 1, 20250

A fábrica da BYD de Camaçari, inaugurada nesta terça-feira, 1º, abrirá 508 novas vagas de emprego. A informação foi confirmada…

Homem é preso suspeito de estuprar neta da companheira de 14 anos na Bahia

julho 1, 2025

PF desmonta esquema de mineração ilegal de ouro na Bahia

julho 1, 2025

Na fábrica de Camaçari, BYD apresenta primeiro veículo fabricado no Brasil

julho 1, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.