O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa gravou uma série de vídeos em apoio à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O blog conversou com o ex-ministro do STF nesta segunda-feira (26).
Nas gravações, ele também alerta que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), é um risco à democracia e cita os ataques frequentes feitos ao Judiciário e dirigidos a ministros do STF. Barbosa afirma ainda que Bolsonaro tem se comprovado inapto para presidir o país.
Ao blog, Barbosa relembrou os alertas que fez em 2018 sobre os riscos à democracia que a eleição de Bolsonaro representava.
O ex-ministro, que foi relator do processo do mensalão e presidiu o STF na fase final do julgamento, disse que está indignado por Bolsonaro tê-lo citado no debate de candidatos à presidência do último sábado (24).
Na ocasião, o presidente citou falas de Barbosa dando a entender que o então ministro do STF, durante o julgamento do mensalão, atestasse a idoneidade de Bolsonaro como deputado.
Barbosa, que até o início do ano era filiado ao PSB, foi procurado por Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula, na sexta-feira (23) à noite. Ele gravou os videos de Paris, onde está há alguns meses.
Nas últimas semanas, a campanha Lula-Alckmin conseguiu uma série de apoios de pessoas públicas, entre artistas, ex-candidatos à Presidência – como Henrique Meirelles e Marina Silva -, expoentes do tucanato e ex-integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso.