• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Inteligência artificial reforça segurança do paciente no Hospital Metropolitano

fevereiro 4, 2026

Hospital Estadual Costa dos Coqueiros devolve autonomia a pacientes e se consolida como referência em reabilitação pelo SUS

fevereiro 4, 2026

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção

fevereiro 4, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Inteligência artificial reforça segurança do paciente no Hospital Metropolitano
  • Hospital Estadual Costa dos Coqueiros devolve autonomia a pacientes e se consolida como referência em reabilitação pelo SUS
  • Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção
  • Sedap inicia recadastramento do Mais Pesca com atendimento em Arembepe
  • Camaçari inicia 2026 com redução de 62,5% nos índices de homicídio
  • Fundo Amazônia aplica R$ 80 milhões para produção agrícola comunitária
  • Focada na educação baseada nos saberes dos territórios, Camaçari inicia oficialmente Jornada Pedagógica 2026
  • 80 milhões de brasileiros já possuem uma conta Ouro no GOV.BR
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Itália vai às urnas para escolher novo governo; veja desafios
Mundo

Itália vai às urnas para escolher novo governo; veja desafios

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 25, 2022Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
italia-vai-as-urnas-para-escolher-novo-governo;-veja-desafios
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


País pode ter, pela primeira vez após a Segunda Guerra, uma primeira-ministra de extrema direita. Endividamento e Guerra da Ucrânia são fatores em jogo na eleição. Italianos vão às urnas escolher o novo premiê neste domingo (25)
A Itália vai às urnas neste domingo (25) para escolher um novo Parlamento e, por consequência, um novo governo.
Segundo indicam as pesquisas de opinião, o país está a caminho de ter uma primeira-ministra de extrema direita após o colapso do governo do primeiro-ministro Mario Draghi e a convocação do pleito.
É a primeira eleição a ser realizada desde que foram adotadas mudanças constitucionais que reduziram o tamanho das duas câmaras parlamentares. Também ocorre no momento em que a terceira maior economia da União Europeia, uma das mais endividadas, tenta lidar com a disparada dos preços da energia, as taxas de juros crescentes e as consequências da invasão russa da Ucrânia.
Eleições acontecem na Itália em 25 de setembro de 2022
Remo Casilli/REUTERS
Os italianos têm entre 2h e 18h (no horário de Brasília) para votar. Depois é esperada a divulgação de pesquisas de boca-de-urna que darão pistas de que governo deverá ser formado.
A aliança com maior quantidade de parlamentares eleitos nomeia o primeiro-ministro. Entre os principais candidatos estão Giorgia Meloni (candidata da extrema-direita) e Enrico Letta (candidato de centro-esquerda).
Essas eleições são diferentes das últimas no país, já que apresentam uma série de desafios em questões econômicas e políticas.
O que acontecerá com os bilhões de euros do fundo de recuperação pós-covid concedidos à Itália pela UE? O apoio à Ucrânia continuará diante da invasão russa?
Veja abaixo:
Extrema direita no poder
Quem é Giorgia Meloni?
A coalizão de direita – formada pelo partido pós-fascista Irmãos da Itália (Fratelli d’Italia, FDI) de Giorgia Meloni, a Liga de Matteo Salvini e Forza Italia (FI) do magnata Silvio Berlusconi – lidera todas as pesquisas, com cerca de 45 a 47% das intenções de voto, contra 22% da coalizão de esquerda – liderada pelo Partido Democrata (PD, centro-esquerda).
Segundo o acordo que vigora há anos entre os líderes dos partidos de direita, a formação mais votada será aquela que designará o candidato ao cargo de chefe de Governo.
O FDI está à frente de seus aliados, com cerca de 24% das intenções de voto, contra 12% da Liga e 8% do Forza Itália, segundo as pesquisas.
Se a votação confirmar as pesquisas, significa que, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a Itália, um dos países fundadores da União Europeia (UE), será governada por um primeiro-ministro que pertence a um partido político pós-fascista e eurocético.
Silvio Berlusconi (centro), Giorgia Meloni (esq.) e Matteo Salvini (dir.) em Roma
Alessandro Bianchi/REUTERS
Meloni e sua formação são herdeiros do Movimento Social Italiano (MSI), partido neofascista criado em 1946 após a Segunda Guerra Mundial por líderes que faziam parte da República de Saló, um Estado fantoche da Alemanha nazista.
Seus principais aliados na Europa são o partido de extrema direita espanhol Vox e o conservador e nacionalista polonês Lei e Justiça, que junto com o FDI fazem parte da bancada dos Conservadores e Reformistas Europeus (CRE) no Parlamento Europeu.
O que acontecerá com os fundos concedidos pela UE?
Equipe médica observa paciente em UTI para doentes com Covid-19 no Instituto de Cardiologia Clínica (ICC) em Roma, na Itália, em 30 de dezembro de 2021
Alberto Pizzoli/AFP
Devido à pandemia e à crise econômica, a Itália foi o país que mais se beneficiou do plano de recuperação europeu, com um pacote de cerca de 200 bilhões de euros para financiar projetos e estimular o crescimento.
Mas, para obter esses fundos, Roma deve implementar uma série de reformas complexas previamente negociadas pelo ex-primeiro-ministro Mario Draghi.
Meloni alertou em várias ocasiões durante a campanha eleitoral que pretende renegociar com a Comissão Europeia as condições relativas à concessão desses fundos.
Giorgia Meloni, em foto em Roma em janeiro de 2021, pode ser a próxima primeira-ministra da Itália.
Guglielmo Mangiapane/ Reuters
A Comissão não reagiu, como é habitual quando a campanha eleitoral está em pleno andamento.
No entanto, a posição contrária ao bloco e soberanista do seu partido desencadeia muitas incógnitas.
Se os termos e condições negociados não forem respeitados, o desembolso do dinheiro corre o risco de atrasos significativos.
Armas à Ucrânia e sanções contra a Rússia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o presidente romeno, Klaus Iohannis, posam para uma foto em Kiev.
Ludovic Marin/REUTERS
Se a direita chegar ao poder, a posição italiana sobre a guerra na Ucrânia, a ajuda a esse país e as sanções internacionais contra a Rússia poderão ser repensadas.
Draghi encarnou a posição de uma Itália pró-europeísta e atlanticista, que enviou armas, apoiou a Ucrânia e aplicou rigorosamente sanções contra a Rússia.
Meloni também expressou apoio a essa linha, mas seu aliado, Matteo Salvini, um fervoroso admirador de Vladimir Putin e o segundo líder mais importante da coalizão de direita, discorda.
“As sanções não vão enfraquecer a Rússia. Pelo contrário, elas correm o risco de colocar a Itália e os países europeus de joelhos”, disse ele recentemente.
Salvini também se opõe ao envio de mais armas para a Ucrânia e é a favor de negociações, sem especificar como.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleIR 2022: último lote de restituição será pago esta semana; veja se está no grupo ou se caiu na malha fina
Next Article Antes de final da Sul-Americana, São Paulo recebe o Avaí
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Países europeus respondem ameaças de Trump e reforçam defesa à Groenlândia

janeiro 19, 2026

Assembleia Nacional da Venezuela anuncia libertação de presos

janeiro 9, 2026

França suspende importação de frutas da América do Sul por uso de agrotóxicos

janeiro 5, 2026

Cem turistas brasileiros deixaram a Venezuela após ataque dos EUA

janeiro 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Inteligência artificial reforça segurança do paciente no Hospital Metropolitano

By Patriciafevereiro 4, 20260

Foto: Divulgação/ Ascom HM O Hospital Metropolitano (HM), unidade do Governo da Bahia administrada pela…

Hospital Estadual Costa dos Coqueiros devolve autonomia a pacientes e se consolida como referência em reabilitação pelo SUS

fevereiro 4, 2026

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção

fevereiro 4, 2026

Sedap inicia recadastramento do Mais Pesca com atendimento em Arembepe

fevereiro 4, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.