Sergei Lavrov fez seu discurso e depois saiu da sala. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que o russo ‘foge como os soldados russos’. Sergei Lavrov durante reunião de Conselho de Segurança da ONU em 22 de setembro de 2022
Amr Alfiky/Reuters
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participou de um encontro do Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira (22), mas deixou o recinto após fazer seu discurso.
No conselho, ele defendeu o histórico do governo russo, e acusou o governo da Ucrânia e os países do Ocidente de ameaçar a Rússia.
Vladimir Putin anunciou uma nova campanha de mobilização de russos para a guerra, que já acontece há sete meses. Além disso, o presidente russo também insinuou que pode empregar armas nucleares.
Em seu discurso, Lavrov acusou Kyiv de “atropelar descaradamente” os direitos dos russos e das pessoas que falam russo na Ucrânia. “Posso garantir que nunca aceitaremos isso, tudo o que eu disse hoje simplesmente confirma que a decisão de conduzir a operação militar especial era inevitável”, afirmou ele.
Em Assembleia Geral da ONU, líderes mundiais reagem a anúncio da Rússia
Foge como os soldados, diz ucraniano
Essa foi pelo menos a 20ª reunião do Conselho de Segurança sobre a Ucrânia este ano. O órgão não conseguiu tomar nenhuma ação significativa porque a Rússia é um membro permanente com poder de veto no conselho.
O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido disse que não estava surpreso por Lavrov ter deixado a sala: “Eu acho que Lavrov não quer ouvir críticas coletivas deste conselho”.
Dmytro Kuleba, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, foi irônico ao falar sobre Lavrov: “Os diplomatas russos fogem com quase a mesma habilidade dos soldados russos”.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse ao Conselho de Segurança que falar de um conflito nuclear é “totalmente inaceitável” e disse que qualquer movimento para anexar território violaria a lei internacional.
Entenda, em 5 pontos, a escalada da tensão na guerra da Ucrânia
O que é o Conselho de Segurança da ONU
O Conselho é o órgão da ONU que tem como responsabilidade a manutenção da paz e segurança. São 15 membros, mas apenas os seguintes são permanentes:
Estados Unidos
Rússia
China
Reino Unido
França
As decisões do Conselho de Segurança devem ser acatadas por todos os Estados membros. O Conselho pode decidir enviar forças de segurança para algum local.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Trending
- Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
- STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
- Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
- Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
- MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
- Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
- Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025