• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Festa em Recife celebra 30 mil alfabetizados em programa social

março 29, 2026

Zanin, do STF, suspende eleição indireta para governo do Rio

março 29, 2026

Apesar de guerra, dólar cai 1,27%, e bolsa sobe 3% na semana

março 29, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Festa em Recife celebra 30 mil alfabetizados em programa social
  • Zanin, do STF, suspende eleição indireta para governo do Rio
  • Apesar de guerra, dólar cai 1,27%, e bolsa sobe 3% na semana
  • Brasil tem maior número de trabalhadores na previdência social desde 2012
  • Prefeitura inicia entrega da Cesta de Páscoa 2026 com força-tarefa que beneficia 60 mil famílias
  • Raphinha e Wesley são cortados da seleção brasileira
  • Governo regulamenta lei do devedor contumaz
  • Dia D: “vamos vacinar antes de o inverno chegar”, diz Padilha
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Economia»Consignado do Auxílio Brasil: governo cita ‘constantes tratativas’, mas não informa data para começar a liberar empréstimo
Economia

Consignado do Auxílio Brasil: governo cita ‘constantes tratativas’, mas não informa data para começar a liberar empréstimo

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 22, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
consignado-do-auxilio-brasil:-governo-cita-‘constantes-tratativas’,-mas-nao-informa-data-para-comecar-a-liberar-emprestimo
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Ministro da Cidadania afirmou que modalidade seria oferecida em setembro, o que ainda não aconteceu. No consignado, as parcelas são descontadas direto na fonte; entidades veem risco.
André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo
O Ministério da Cidadania informou nesta quarta-feira (21) ao g1 que segue “em constantes tratativas” com órgãos e instituições para liberar o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
O governo, no entanto, não informou uma data para liberar esse tipo de empréstimo – que é promessa do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). A linha de crédito poderá ser ofertada por bancos e demais instituições financeiras.
Em agosto, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia afirmado que os empréstimos começariam em setembro – o que até agora não se confirmou.
“A pasta segue em constantes tratativas com todos os órgãos e as instituições envolvidas no processo para garantir mais esse direito à população de baixa renda, sem comprometer a renda básica que vem sendo assegurada pelo Governo Federal a mais de 20 milhões de famílias brasileiras, por meio do Auxílio Brasil”, afirmou a Cidadania em nota.
Consignado do Auxílio Brasil: perguntas e respostas
Crédito consignado atrelado a programas como Auxílio Brasil: veja riscos e cuidados
O que falta?
A lei que permite o consignado para beneficiários do Auxílio Brasil — com desconto direto na fonte — foi sancionada no começo do agosto. Um decreto regulamentando as concessões foi publicado no mesmo mês, mas ainda não é possível fazer o empréstimo.
O Ministério da Cidadania precisa editar normas complementares para que as instituições financeiras possam dar início às operações de crédito. A pasta não informa quando essas normas vão sair e nem o motivo para o atraso.
Em nota, diz apenas que o “Ministério da Cidadania tem o objetivo de assegurar à população em situação de vulnerabilidade social a democratização do acesso formal ao crédito, em condições justas de taxas juros, que ajude na superação da pobreza e no enfrentamento ao problema de endividamento das famílias”.
Governo regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil
Críticas
A oferta de crédito consignado por meio do Auxílio Brasil tem sido criticada por especialistas e entidades. Eles alegam que a medida pode ser danosa à população, porque os recursos do programa de transferência de renda costumam ser utilizados para gastos básicos de sobrevivência.
Com o empréstimo, no entanto, o cidadão pode ter até 40% do benefício descontado antes do pagamento.
Além disso, o governo não estipulou, até o momento, um teto de juros para os empréstimos – o que pode encarecer a operação. Bancos privados já teriam manifestado ausência de interesse em operar a linha de crédito.
‘Quem sabe o que é prioritário para fazer com o dinheiro é o miserável. Não é o banqueiro’, declara Octavio Guedes sobre empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Initial plugin text

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleJuros dos EUA sobem pela quinta vez no ano; taxa é a maior desde 2008
Next Article Agropecuária 4.0: tecnologia e conectividade para produzir com mais eficiência
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Apesar de guerra, dólar cai 1,27%, e bolsa sobe 3% na semana

março 29, 2026

Governo regulamenta lei do devedor contumaz

março 28, 2026

Aneel mantém bandeira verde e conta de luz não terá acréscimo em abril

março 28, 2026

Receita vai listar postos que pratiquem preços de combustíveis irregulares

março 28, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Festa em Recife celebra 30 mil alfabetizados em programa social

By Patriciamarço 29, 20260

Foto: Nayara Ribeiro/Agência Brasil Delegações de 11 estados do Nordeste e do Sudeste celebraram na…

Zanin, do STF, suspende eleição indireta para governo do Rio

março 29, 2026

Apesar de guerra, dólar cai 1,27%, e bolsa sobe 3% na semana

março 29, 2026

Brasil tem maior número de trabalhadores na previdência social desde 2012

março 29, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.