
A missão não tripulada Artemis 1 foi adiada devido a problemas técnicos, como vazamentos de gás, e depois pelo furacão Ian, que castigou a Flórida, local de decolagem do foguete. A Artemis-1 será a primeira de uma série de missões que levarão humanos de volta à Lua
Reuters
A Nasa informou, nesta quarta-feira (12), que tentará lançar seu megafoguete à Lua, mais uma vez, agora em 14 de novembro, com datas alternativas na mesma semana.
A missão não tripulada Artemis 1 foi adiada devido a problemas técnicos, como vazamentos de gás, e depois pelo furacão Ian, que castigou a Flórida, local de decolagem do foguete.
“As inspeções e análises da semana passada confirmaram que é necessário um trabalho mínimo para preparar o foguete e a nave espacial para seu lançamento da plataforma 39B no Centro Espacial Kennedy”, escreveu a agência espacial dos EUA em seu blog.
Com duração de 69 minutos, a nova janela de lançamento será aberta em 14 de novembro, à 0h07 hora local (1h07 em Brasília), com datas alternativas de 16 de novembro, à 1h04 (hora local), e 19 de novembro, à 1h45 (hora local).
Cinquenta anos depois da última missão do programa Apollo, o Artemis é o novo programa símbolo da Nasa.
A missão Artemis 1 busca garantir que a cápsula de Orion, no topo do foguete, seja segura para transportar humanos para a Lua no futuro.
Trending
- Em fórum, Brasil e Rússia defendem ampliação de parcerias comerciais
- Desordem mundial de Trump: ONG alerta para autoritarismo em 100 países
- Banco do Nordeste quase triplica investimentos em agroindústrias na Bahia
- Bahia estreia na Arena Fonte Nova contra a Fluminense nesta quinta-feira (05)
- Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%
- Cesta básica sobe 1,13% em Salvador no início de 2026 e passa a custar R$ 579,08
- Ministro do STJ acusado de importunação sexual pede licença médica
- Mais da metade dos negócios em favelas foi aberta a partir da pandemia

