• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Brasil tem quase 2 milhões de eleitores com deficiência, aponta TSE

julho 25, 2026

Camaçari sedia 5ª edição do GR Metropolitana em Movimento e recebe atleta da seleção brasileira

julho 25, 2026

Servidores concluem formação sobre o programa BPC na Escola

julho 25, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Brasil tem quase 2 milhões de eleitores com deficiência, aponta TSE
  • Camaçari sedia 5ª edição do GR Metropolitana em Movimento e recebe atleta da seleção brasileira
  • Servidores concluem formação sobre o programa BPC na Escola
  • Sefaz orienta empresas do Simples Nacional sobre procedimento de autorregularização
  • Conecta ISSM leva conhecimento previdenciário aos Agentes Comunitários de Saúde de Camaçari
  • Programa Escola das Adolescências fortalece formação de professores da rede municipal de Camaçari
  • China surpreende EUA e vai à semi da Liga das Nações de vôlei feminino
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem Bolsa Família de julho
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Educação»Servidores concluem formação sobre o programa BPC na Escola
Educação

Servidores concluem formação sobre o programa BPC na Escola

PatriciaBy Patriciajulho 25, 2026Updated:julho 25, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Nesta sexta-feira (24), técnicos das secretarias municipais do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau) concluíram a formação do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. O treinamento, que aconteceu na Casa da Criança e do Adolescente, serviu para qualificar os agentes que acompanham e monitoram jovens de 0 a 18 anos que recebem o benefício e fazem parte da comunidade escolar municipal.

A assistente social da Sedes e coordenadora da equipe técnica, Santiane Godinho, ressaltou a importância da formação e explicou os próximos passos. “A capacitação serve para instrumentalizar os técnicos a aplicarem um questionário que possibilitará saber qual é a realidade das 1.358 crianças beneficiárias. É um diagnóstico socioterritorial para saber onde e como elas vivem, em condições gerais. Essa ferramenta possibilitará identificar possíveis barreiras para ser montado um plano de acompanhamento e tralhado diante das necessidades delas”, explicou.

Iniciada na quinta-feira (23), a formação trabalhou temas como acessibilidade, legislação das pessoas com deficiências, os instrumentos do programa e da coleta de dados e todos os serviços que as crianças beneficiárias podem acessar no município. A expectativa é de que os questionários comecem a ser aplicados na próxima segunda-feira (27) e, após conclusão, ser lançado o diagnóstico no sistema do programa.

Ao todo, 25 técnicos participaram da formação, dentre eles a psicóloga que atua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila de Abrantes, Fernanda Matos, 43 anos. “A importância principal é a gente superar as dificuldades, para que nossos jovens, crianças e jovens beneficiários do BPC possam acessar o que lhes é de direito, que é a escolaridade, principalmente. Diante de um trabalho que a gente já vem fazendo com as mães atípicas da nossa área de abrangência, percebemos que ainda existe uma necessidade de atenção para que essas crianças estejam inseridas onde elas merecem e devem estar”, destacou.

Uma das representantes da Seduc, a técnica da Coordenação de Educação Especial e Inclusão, Albanice Nunes, 53 anos, falou sobre a relevância do trabalho em rede. “A gente precisa fazer essa busca ativa, cada um dentro do seu nicho, captando dessas crianças e trazendo-as para dentro do serviço público. Para garantir as políticas públicas as quais elas têm direito, só a gente sabendo onde elas estão e como elas vivem”, reforçou.

Já da Sesau, uma das participantes foi a técnica de Saúde do Adolescente, do Programa Saúde na Escola (PSE), Ana Paula Meira, 53 anos, que falou a necessidade do debate. “É importante para aprofundar, inclusive, a visão da gente sobre a pessoa com deficiência, quais tipos e como a gente percebe. Na saúde, por exemplo, se tem mobilidade suficiente, porque a gente está aprendendo aqui sobre acessibilidade em relação à tecnologia, à arquitetura e urbana, também. Percebemos que existe um déficit e que a gente precisa dar passos largos para melhorar”, avaliou.

O BPC na Escola é um programa Federal de acompanhamento e monitoramento das crianças que recebem o benefício, que estão sendo ou não acompanhadas na escola e nos serviços de assistência e de saúde do município, voltado para a garantia de direitos. As crianças que recebem o BPC tem algum tipo de deficiência e estão em situação de vulnerabilidade.

Fotos: Patrick Abreu

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleSefaz orienta empresas do Simples Nacional sobre procedimento de autorregularização
Next Article Camaçari sedia 5ª edição do GR Metropolitana em Movimento e recebe atleta da seleção brasileira
Patricia

Related Posts

Programa Escola das Adolescências fortalece formação de professores da rede municipal de Camaçari

julho 25, 2026

Sistema do transporte universitário passa por melhorias de navegação e segurança

julho 24, 2026

Prouni recebe 529,7 mil inscrições para o segundo semestre de 2026

julho 23, 2026

Prouni 2026/2: prazo para confirmar informações termina na sexta

julho 22, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Brasil tem quase 2 milhões de eleitores com deficiência, aponta TSE

By Patriciajulho 25, 20260

Foto: 26 11:45:06 As eleições gerais deste ano contarão com o maior número de eleitoras…

Camaçari sedia 5ª edição do GR Metropolitana em Movimento e recebe atleta da seleção brasileira

julho 25, 2026

Servidores concluem formação sobre o programa BPC na Escola

julho 25, 2026

Sefaz orienta empresas do Simples Nacional sobre procedimento de autorregularização

julho 25, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.