• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Camaçari fortalece agenda industrial e automotiva durante reunião na INDEX Bahia 2026

maio 8, 2026

Governador, ministro da Saúde e prefeita assinaram ordem de serviço para nova Maternidade de Lauro de Freitas

maio 8, 2026

Protagonismo juvenil coloca educação de Camaçari entre os destaques do Prêmio PVE 2025

maio 8, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Camaçari fortalece agenda industrial e automotiva durante reunião na INDEX Bahia 2026
  • Governador, ministro da Saúde e prefeita assinaram ordem de serviço para nova Maternidade de Lauro de Freitas
  • Protagonismo juvenil coloca educação de Camaçari entre os destaques do Prêmio PVE 2025
  • Na Bahia, ministro da Saúde autoriza medidas para fortalecimento de práticas integrativas no SUS
  • Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena
  • Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa
  • Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos
  • Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Na Bahia, ministro da Saúde autoriza medidas para fortalecimento de práticas integrativas no SUS
Brasil

Na Bahia, ministro da Saúde autoriza medidas para fortalecimento de práticas integrativas no SUS

PatriciaBy Patriciamaio 8, 2026Updated:maio 8, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, participou, nesta quarta-feira (7), da abertura do 5º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (5º Congrepics), em Salvador. Realizado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento reuniu gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais para debater o fortalecimento das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a programação, o ministro autorizou importantes medidas voltadas à consolidação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC). Entre os atos anunciados está a criação da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no âmbito do Ministério da Saúde, iniciativa que amplia a estrutura institucional destinada à formulação e ao acompanhamento de políticas públicas voltadas à área.

Também foi instituída a Comissão Técnica de Assessoramento para Regulamentação do Exercício Profissional de Acupuntura (CTRA), medida que representa um avanço no debate sobre a regulamentação da atividade, fortalecendo a segurança assistencial e a qualificação da oferta do serviço no SUS.

Outro anúncio realizado durante a abertura do congresso foi a aprovação da designação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) como Centro Colaborador em Medicina Tradicional.

Durante a cerimônia, o ministro da Saúde destacou os esforços empregados no setor e os resultados alcançados pelo Governo Federal. “Pela primeira vez, nós ultrapassamos 10 milhões de atendimentos e procedimentos e procedimentos registrados no SUS das práticas integrativas complementares. Isso é 105% a mais do que foi praticado em 2022, que é o último ano do governo anterior. Nós mais do que dobramos a presença e o conjunto de procedimentos”, comparou Alexandre Padilha.

De acordo com o ministro, os resultados refletem o compromisso dos profissionais de saúde, a parceria com as universidades e a retomada de investimentos nas equipes multiprofissionais da Atenção Primária. Padilha ressaltou que o fortalecimento dessas equipes foi fundamental para a consolidação das PICS no SUS. “O Ministério da Saúde voltou a investir nas chamadas equipes multiprofissionais junto com a Atenção Primária em Saúde, porque elas tinham sido praticamente exterminadas pelo governo anterior”, declarou.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, por sua vez, destacou a relevância das PICS para o fortalecimento do cuidado integral e humanizado no SUS e ressaltou os progressos alcançados pelo estado. “A Bahia tem avançado na ampliação das práticas integrativas e complementares, reconhecendo a importância dessas abordagens para a promoção da saúde e para o cuidado das pessoas de forma integral. Os anúncios realizados hoje representam um marco para o fortalecimento dessa política em todo o país”, afirmou.

Roberta Santana assinalou também que a política estadual de PICS já contempla 69 práticas em todas as macrorregiões de saúde do estado, contribuindo para ampliar a resolutividade e humanizar a assistência. “Para nós, essas práticas não são um adereço do sistema. Elas fazem parte de uma concepção de saúde pública que fortalece o vínculo entre profissional e usuário, estimula o autocuidado e humaniza a assistência”, pontuou, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento dessas ações no SUS.

5º Congrepics

Com o tema “PNPIC: 20 anos tecendo políticas e saberes pela consolidação do SUS”, o 5º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (5º Congrepics) terá programação até sábado (9), no Campus Ondina da Ufba, reunindo cerca de 1.500 participantes, entre trabalhadores da saúde, pesquisadores e representantes de instituições públicas e organismos internacionais.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleCruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena
Next Article Protagonismo juvenil coloca educação de Camaçari entre os destaques do Prêmio PVE 2025
Patricia

Related Posts

Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores

maio 7, 2026

Morre mãe do ativista brasileiro Thiago Ávila, preso em Israel

maio 6, 2026

Síndromes respiratórias graves crescem 120% no Hospital do Oeste

maio 5, 2026

Bahia registra cerca de 8 mil casos prováveis de dengue em 2026

maio 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Camaçari fortalece agenda industrial e automotiva durante reunião na INDEX Bahia 2026

By Patriciamaio 8, 20260

O setor automotivo foi pautado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec) durante reunião…

Governador, ministro da Saúde e prefeita assinaram ordem de serviço para nova Maternidade de Lauro de Freitas

maio 8, 2026

Protagonismo juvenil coloca educação de Camaçari entre os destaques do Prêmio PVE 2025

maio 8, 2026

Na Bahia, ministro da Saúde autoriza medidas para fortalecimento de práticas integrativas no SUS

maio 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.