• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Abono salarial começa a ser pago para nascidos em março e abril

abril 15, 2026

Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025

abril 15, 2026

Bailarina brasileira Bethania Nascimento é homenageada em Nova York

abril 15, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Abono salarial começa a ser pago para nascidos em março e abril
  • Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025
  • Bailarina brasileira Bethania Nascimento é homenageada em Nova York
  • Obra de qualificação e ampliação do Conviver será entregue nesta sexta-feira
  • ISSM presta contas referentes ao ano de 2025 na Câmara Municipal
  • João Fonseca vence estreia em Munique e disputa oitavas nesta quarta
  • Relatório final da CPI do Crime Organizado é rejeitado
  • Plano Nacional prevê 10% do PIB para educação; veja outras metas
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
Home»Brasil»Bailarina brasileira Bethania Nascimento é homenageada em Nova York
Brasil

Bailarina brasileira Bethania Nascimento é homenageada em Nova York

PatriciaBy Patriciaabril 15, 2026Updated:abril 15, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Eduardo Patino/Divulgação

Intérprete do papel principal do balé Pássaro de Fogo, da companhia Dance Theatre of Harlem, nos anos 2000, a bailarina brasileira Bethania Nascimento F. Gomes retorna aos palcos esta semana como homenageada na reestreia da montagem. A apresentação será na quinta-feira (16), em Nova York, nos Estados Unidos, quando a companhia abre a temporada com sua versão afro-caribenha do balé russo. 

Em quase todas as versões da montagem O Pássaro de Fogo, a pena vermelha da ave mítica simboliza a luz que triunfa, tal qual Bethania, uma das dez intérpretes do papel em 40 anos da Dance Theatre of Harlem. Ela foi a única brasileira e estrangeira no papel. Em entrevista à Agência Brasil, Bethania afirma que não foi preciso uma pena mágica, mas esforço e resiliência para ocupar o posto

Com a montagem, Bethania viajou por mais de 20 países, passando por Austrália, Nova Zelândia, China, entre outros, e foi promovida à primeira bailarina da companhia, feito que abriu portas para mulheres negras brasileiras no balé clássico internacional

Bethania celebra o reconhecimento no palco que a consagrou e por meio do qual construiu sua carreira internacional. 

“Esse evento  é uma forma de celebrar a nossa história, enquanto mulheres negras, há muita invisibilidade”, protesta.

Mas sem tirar os olhos do cenário de ausência de bailarinas pretas e pardas nos palcos brasileiros

“Quando você chega ao Theatro Municipal, no Brasil, para assistir a um balé, o que você vê?”, questiona, sobre a sobrerrepresentação de bailarinas brancas. “Como é que um país onde a maioria [da população] é afrodescendente, a mulher negra não é representada? Esse é o meu ponto”, critica, citando a falta de oportunidades.

Com uma trajetória marcada por episódios de racismo na dança, no Rio de Janeiro, Bethania vê ainda o reconhecimento internacional como uma forma de pavimentar caminhos.

“Eu passei por muito racismo, injustiça, não consegui seguir uma carreira no meu país, quando o racismo sequer era crime”, disse. O racismo foi tipificado em 1989, na Lei Caó.

Depois de duas décadas na Dance of Harlem, Bethania atua agora como treinadora e coreógrafa em diversas companhias internacionais, além de se dedicar ao legado de sua mãe, a intelectual e autora negra brasileira Maria Beatriz Nascimento.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Trajetória na dança

Rio de Janeiro (RJ), 14/04/2026 - FOTO DE ARQUIVO - A  bailarina Bethania Nascimento. Foto: Shane Augustus/Divulgação

 A bailarina Bethania Nascimento. Foto: Shane Augustus/Divulgação – Shane Augustus/Divulgação

Bethania começou na balé ainda menina, aos 9 anos, por recomendação médica. Mas se sentia deslocada por ser a única negra. Para permanecer, ela contou com o apoio da mãe, Maria Beatriz Nascimento, que lhe mostrava revistas de bailarinas pretas. 

Na companhia em Nova York, Bethania entrou como aprendiz e saiu como primeira-bailarina.

“Olhando para trás, vejo que esse papel, de pássaro, me ajudou também a sair do luto, vamos dizer, porque ele salva”, comentou, sobre a dificuldade que teve para lidar com a morte da mãe, vítima de um feminicídio em 1995.

Ela destaca que, na versão da Dance of Harlem, o pássaro não é um fênix, mas uma ave tropical que a reconectou com a natureza e a fauna brasileira.

A experiência no papel também reverencia a sua orixá, Iansã, analisou.

“O pássaro é uma heroína que traz a vida depois das cinzas, é renascimento e resiliência”.

Jovem, Bethania foi aluna de Consuelo Rios, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, outra bailarina negra que se tornou professora de importantes companhias do Rio. Mas por causa de agressões racistas diárias, Bethania desistiu da vaga. Anos antes, a própria Consuelo não tinha conseguido entrar para o corpo de baile do Municipal pela mesma razão. 

Balé afrofuturista

A Dance Theatre of Harlem, que projetou Bethania, foi fundada em 1969 pelo bailarino afro-americano Arthur Mitchell e pelo coreógrafo e escritor Karel Shook, no auge do movimento em defesa dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos.

Na montagem afrofuturista do Pássaro de Fogo, a coreografia é de John Taras e os cenários e figurinos são do multi-artista Geoffrey Holder. Original de Trinidad e Tobago, Holder imprimiu cores para o conto de Igor Stravinsky e conectou o enredo com a diáspora africana.

“Essa é uma versão icônica para toda a comunidade da diáspora africana, tanto afro- americana como brasileira, uma vez que o território é parte importante de nossas narrativas”, afirmou a artista.

Ela se refere ao fenômeno da imigração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico, que ainda reverbera em desigualdades sociais e raciais. 

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleObra de qualificação e ampliação do Conviver será entregue nesta sexta-feira
Next Article Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025
Patricia

Related Posts

Governo envia ao Congresso projeto de lei que acaba com a escala 6×1 e diminui jornada para 40 horas, sem redução de salário

abril 15, 2026

‘Estamos comprometidos em combater de forma muito firme os incêndios deste ano’ diz ministro

abril 14, 2026

Petrobras vai retomar obras de unidade de fertilizantes no Mato Grosso

abril 14, 2026

Operação do Governo do Brasil garante aos paulistas crédito para conclusão do túnel Santos-Guarujá

abril 13, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Abono salarial começa a ser pago para nascidos em março e abril

By Patriciaabril 15, 20260

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil O Ministério do Trabalho e Emprego inicia, nesta quarta-feira (15), o…

Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025

abril 15, 2026

Bailarina brasileira Bethania Nascimento é homenageada em Nova York

abril 15, 2026

Obra de qualificação e ampliação do Conviver será entregue nesta sexta-feira

abril 15, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.