• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Defensores pedem regras mais rígidas para publicidade das bets 

julho 8, 2026

Suíça bate Colômbia nos pênaltis e avança às quartas após 72 anos

julho 8, 2026

Qualifica Mulher inicia nova turma e amplia oportunidades de qualificação profissional

julho 8, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Defensores pedem regras mais rígidas para publicidade das bets 
  • Suíça bate Colômbia nos pênaltis e avança às quartas após 72 anos
  • Qualifica Mulher inicia nova turma e amplia oportunidades de qualificação profissional
  • Frente fria chega a Camaçari com chuvas isoladas e queda da temperatura
  • Banco de Alimentos distribui cestas doadas pela Unipar a entidades assistenciais de Camaçari
  • Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho
  • Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas
  • Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Transição energética: Brasil enfrenta desafios para adotar fontes sustentáveis de energia
Brasil

Transição energética: Brasil enfrenta desafios para adotar fontes sustentáveis de energia

PatriciaBy Patricianovembro 15, 2025Updated:novembro 15, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Agência Gov | Via MCTI

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel Gomes de Almeida Filho, foi o convidado da Casa da Ciência, em Belém (PA), para palestrar sobre os desafios da transição energética no Brasil.

Segundo ele, o objetivo é que o País deixe de usar matrizes de origem fóssil (petróleo, carvão mineral) para adotar fontes de energia renovável, como a eólica, solar, hídrica e biomassa. O secretário afirmou que o Brasil tem características favoráveis para a mudança, visto que há oferta desses materiais em todo o território nacional. Almeida Filho ainda ressaltou a importância da Petrobras em pesquisas voltadas para a transição energética, sendo um exemplo de empresa estatal que investe em desenvolvimento e inovação.

O uso de combustíveis sustentáveis já é tecnicamente viável, mas ainda enfrenta desafios de custo, escala e infraestrutura. Dessa forma, ressaltou o secretário, há a necessidade do estabelecimento de marcos regulatórios que incentivem empresas privadas a desenvolverem alternativas ambiental e economicamente sustentáveis. Também é preciso viabilizar a formação de mão de obra e o financiamento de projetos com ações a longo prazo que levem em consideração o contexto climático, que se é uma prioridade global.

Durante a palestra, o representante do MCTI reafirmou o compromisso do Brasil no desenvolvimento sustentável. “Vamos utilizar a tecnologia para servir ao desenvolvimento social e econômico do País, mas não de qualquer forma, não simplesmente buscando lucro, mas buscando também o desenvolvimento com um modelo sustentável, que a gente possa fazer por longo prazo sem agredir o nosso planeta”, afirmou.

Alinhamento governamental

O secretário relembrou o lançamento, em novembro, do Centro de Competência , com foco em hidrogênio de baixa emissão de carbono da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), unidade vinculada ao MCTI. O Brasil investiu R$ 60 milhões no centro, impulsionando a produção de hidrogênio limpo com o objetivo de impulsionar a indústria de baixo carbono, ampliando a produção limpa e o uso de fontes renováveis de forma segura e eficiente.

Casa da Ciência

A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa .

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleContra tarifaço e análises pessimistas, projeções iniciais da Fazenda confirmam acertos
Next Article 4° Leilão do Eco Invest vai fomentar bioeconomia e turismo sustentável com foco na Amazônia
Patricia

Related Posts

Suíça bate Colômbia nos pênaltis e avança às quartas após 72 anos

julho 8, 2026

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho

julho 6, 2026

Com Haaland “carrasco”, Noruega vence e Brasil deixa a Copa do Mundo

julho 6, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Defensores pedem regras mais rígidas para publicidade das bets 

By Patriciajulho 8, 20260

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado A onipresença da publicidade das plataformas digitais de apostas esportivas e…

Suíça bate Colômbia nos pênaltis e avança às quartas após 72 anos

julho 8, 2026

Qualifica Mulher inicia nova turma e amplia oportunidades de qualificação profissional

julho 8, 2026

Frente fria chega a Camaçari com chuvas isoladas e queda da temperatura

julho 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.