• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

julho 7, 2026

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho
  • Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas
  • Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
  • Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça
  • Nova Policlínica de Camaçari inicia atendimentos nesta segunda-feira
  • PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula
  • Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho
  • PND 2026: prazo de inscrição é prorrogado até sexta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação
Brasil

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

PatriciaBy Patricianovembro 7, 2025Updated:novembro 7, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (7), em Brasília, o julgamento dos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis réus contra a condenação na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será realizado de forma virtual e terá início às 11h. A votação ficará aberta até as 23h59 da próxima sexta-feira (14).

Estão em julgamento os chamados embargos de declaração, recurso que visa esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento, que foi realizado no dia 11 de setembro e terminou com a condenação de Bolsonaro e seus aliados na trama.

Esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado. 

O primeiro voto será proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, os demais ministros ficam liberados para inserir os votos no sistema eletrônico. Estão aptos a votar os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

O ministro Luiz Fux não deve participar do julgamento. No mês passado, Fux mudou para a Segunda Turma da Corte após votar pela absolvição de Bolsonaro. Dessa forma, somente quatro ministros vão julgar os recursos.

Prisão

Atualmente, o ex-presidente Bolsonaro está em prisão cautelar em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Se o recurso for rejeitado, a prisão de Bolsonaro e dos demais acusados poderá ser decretada.

O ex-presidente pode cumprir a pena definitiva na ação penal do golpe no Presídio da Papuda, em Brasília, ou em uma sala especial na Polícia Federal. A decisão final será de Alexandre de Moraes.

Os demais condenados são militares e delegados da Polícia Federal e poderão cumprir as penas em quartéis das Forças Armadas ou em alas especiais da própria Papuda.

Diante do estado de saúde de Bolsonaro, a defesa também poderá solicitar que o ex-presidente seja mantido em prisão domiciliar, como ocorreu com o ex-presidente Fernando Collor. 

Condenado pelo Supremo em um dos processos da Operação Lava Jato, Collor foi mandado para um presídio em Maceió, mas ganhou o direito de cumprir a pena em casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica, por motivos de saúde. 

Confira as penas definidas para os condenados 

– Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

– Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

 – Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos; 

– Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal: 24 anos;

– Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos; 

– Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos; 

– Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.

Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro. 

– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, assinou delação premiada durante as investigações e não recorreu da condenação. Ele já cumpre a pena em regime aberto e tirou a tornozeleira eletrônica. 

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEnem 2025: saiba como visualizar o local de prova
Next Article Produtos de unha em gel passam a ser proibidos no Brasil por risco de câncer e infertilidade
Patricia

Related Posts

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho

julho 6, 2026

Com Haaland “carrasco”, Noruega vence e Brasil deixa a Copa do Mundo

julho 6, 2026

Ancelotti dá pista de Martinelli para vaga de Paquetá contra Noruega

julho 5, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

By Patriciajulho 7, 20260

Foto: Camila Souza/GOVBA A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes…

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026

Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça

julho 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.