• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Câncer de mama exige reforço da prevenção diante de 78 mil novos casos por ano

setembro 30, 2026

Em jogo de duas viradas, Brasil vence a Austrália em amistoso

setembro 30, 2026

Arena suspende naming rights após medida provisória

setembro 30, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Câncer de mama exige reforço da prevenção diante de 78 mil novos casos por ano
  • Em jogo de duas viradas, Brasil vence a Austrália em amistoso
  • Arena suspende naming rights após medida provisória
  • Outubro Rosa amplia debate sobre o cuidado integral com a saúde da mulher
  • Professores especialistas conduzem revisão gratuita e ao vivo para o Enem 2026
  • Número de transações com Pix caem 10% após proibição de bets
  • Suposto negócio de R$ 22 milhões aproxima Hugo Motta e Daniel Vorcaro
  • Consulta pública eletrônica para elaboração do PLOA 2027 segue aberta até esta quarta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Fala MDS esclarece sobre as notícias falsas a respeito do Bolsa Família
Brasil

Fala MDS esclarece sobre as notícias falsas a respeito do Bolsa Família

PatriciaBy Patriciasetembro 8, 2025Updated:setembro 8, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Foto: Lyon Santos/ MDS / Agência Gov | Via MDS
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

No esforço para combater a desinformação, o podcast Fala MDS, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, apresenta e desmente as principais fake news sobre o Programa Bolsa Família que circulam nas redes sociais, em aplicativos de mensagens e até em sites de notícias.

A convidada deste episódio é a diretora de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, Itanamara Guedes. Ela esclareceu dúvidas e destacou o impacto negativo das notícias falsas para milhões de beneficiários do programa, especialmente as crianças e os adolescentes.

A desinformação, que circula em formato de notícia, ainda pode sobrecarregar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gerando filas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Um exemplo é quando essas fake news tratam do cancelamento do benefício e muitas pessoas procuram os CRAS para ter mais informações.

Outro prejuízo provocado pelas fake news é a disseminação do preconceito. Itanamara Guedes diz que uma das falsas alegações mais comuns é a de que os beneficiários do programa não querem trabalhar. “Isso é uma inverdade”, declarou.

“Muitas chefes de família, além de suas jornadas de trabalho, ainda são responsáveis pelo trabalho do cuidado com os filhos e a casa”, lembrou a diretora, sobre o fato de que muitas beneficiárias sofrem com a sobrecarga do trabalho de cuidados e com jornadas múltiplas, ou ainda, não conseguem emprego por conta disso.

Outra fake news recorrente é a que diz respeito ao pagamento de uma suposta 13ª parcela do benefício no final de cada ano. “O Bolsa Família, por ser um benefício assistencial e não um direito trabalhista, não possui 13º salário. O 13º é assegurado a trabalhadores e trabalhadoras que estão inseridos no mercado de trabalho formal, que se constitui como direito trabalhista, assim como as pessoas têm direito às férias, ao terço ferial. Portanto, não cabe a esse programa ser pago 13ª parcela.”

Vale destacar que os governos Federal, estaduais e municipais não entram em contato por meio de links ou ligações para atualização cadastral. “A forma de comunicação oficial estabelecida pelo MDS é através do extrato bancário. Quando nós vamos fazer qualquer outro tipo de comunicação, isso é combinado, dialogado com as coordenações estaduais e municipais”, reforçou a diretora.

Em caso de dúvida, não compartilhe conteúdos, cheque as informações nos canais oficiais do governo, como o site e as redes sociais do MDS. O cidadão também pode ter informações entrando em contato com a Ouvidoria do ministério e pelo Disque Social 121.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleOperação prende na Bahia um dos maiores traficantes de animais do país
Next Article MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência
Patricia

Related Posts

Outubro Rosa amplia debate sobre o cuidado integral com a saúde da mulher

setembro 30, 2026

Sesab oferta 40 mil mamografias em Salvador e amplia número dos exames nas policlínicas regionais no Outubro Rosa

setembro 29, 2026

Fazenda mantém subsídio de R$ 2,12 ao óleo diesel

setembro 28, 2026

Sine Calmon comanda a noite no Armazém com o show “Fogo na Babilônia”

setembro 28, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Saúde

Câncer de mama exige reforço da prevenção diante de 78 mil novos casos por ano

By Patriciasetembro 30, 20260

Foto: Divulgação O Brasil deverá registrar cerca de 78.610 novos casos de câncer de mama…

Em jogo de duas viradas, Brasil vence a Austrália em amistoso

setembro 30, 2026

Arena suspende naming rights após medida provisória

setembro 30, 2026

Outubro Rosa amplia debate sobre o cuidado integral com a saúde da mulher

setembro 30, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.