• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dólar fecha no menor nível desde janeiro de 2024; entenda

maio 9, 2026

Em 2025, cerca de 18 milhões de família receberam auxílio do governo

maio 9, 2026

Fies 2026: pré-selecionados devem validar informações até segunda

maio 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Dólar fecha no menor nível desde janeiro de 2024; entenda
  • Em 2025, cerca de 18 milhões de família receberam auxílio do governo
  • Fies 2026: pré-selecionados devem validar informações até segunda
  • Davi Alcolumbre promulga PL da Dosimetria e abre caminho para redução da pena
  • São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa
  • STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB
  • EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas
  • Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Justiça»Defesa de fazendeiros em Goiás contesta decisão sobre quilombolas
Justiça

Defesa de fazendeiros em Goiás contesta decisão sobre quilombolas

PatriciaBy Patriciasetembro 7, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A defesa de produtores rurais em uma extensa área da comunidade de Antinha de Baixo, na cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, criticou, nesta semana, a investigação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre a presença de quilombolas na região de 1,5 mil hectares. 

Ele representa os espólios de Raul Alves de Andrade Coelho, Luiz Soares de Araújo e de Maria Paulina Boss, que seriam, segundo a versão da defesa, proprietários da área, em uma disputa judicial que teria começado na década de 1940.

“Os proprietários viraram ‘grileiros’ e os invasores, que fizeram loteamento clandestino e venderam dezenas de chácaras de lazer com piscina nos últimos 5 anos, viraram ´quilombolas’”, contestou o advogado Eduardo Caiado em carta à reportagem da Agência Brasil. 

Autodefinição

Em contrapartida, famílias que se identificam como quilombolas, inclusive já com certificado de autodefinição publicado pela Fundação Palmares no dia 1º de agosto, defendem que a presença de seus ancestrais tem pelo menos 200 anos na área. 

O agricultor Joaquim Moreira, de 86 anos de idade, ao receber o documento, garantiu que nasceu e criou-se na comunidade rural de Antinha de Baixo. Ele recordou que os pais e os avós, com quem conviveu no século passado, também foram criados por lá, o que rebate a versão dos fazendeiros.

Em reportagem da Agência Brasil, no início de agosto, os moradores que se identificaram como população remanescente quilombola mostraram o cemitério e outras marcas do passado. 

Reviravolta

Depois de uma decisão favorável na justiça estadual e início de desocupação de moradores do território no final de julho deste ano, o documento de autodeclaração por parte de famílias que se identificaram como quilombolas, publicado pela Fundação Cultural Palmares em 1º de agosto, fez com que o Supremo Tribunal Federal (STF) remetesse o caso para a Justiça Federal. 

O advogado dos fazendeiros Eduardo Caiado criticou essa decisão. 

“Alguém se autoidentificou como quilombola e a área passou a ter interesse do Incra. Fizemos uma pesquisa em sites e buscadores da internet e não encontramos nenhuma menção à qualquer remanescente de quilombo ou de escravos na região”, afirmou. 

Ele argumentou que a juíza determinou a suspensão do cumprimento de sentença, paralisando a desocupação da área, remetendo o processo à Justiça Federal, “no mesmo dia que houve a habilitação do Incra no processo, que alegou interesse porque 20 dias antes uma pessoa do local se autoidentificou como quilombola”.

O advogado, em sua versão, acrescentou que os fazendeiros fizeram pesquisas em “inúmeros e antigos processos judiciais” e que não haveria registro que a Fazenda Antinha de Baixo fosse ocupada por descendentes de escravos. 

“Ao contrário, o Sr. Saturnino da Silva Moreira e a Família Pereira Braga, que teriam dado origem a quilombo estabelecido na fazenda Antinha, escreveram no processo judicial de usucapião que compraram terras no local e para ali se mudaram no ano de 1957”, alega Eduardo Caiado.

O advogado ressaltou em carta à Agência Brasil que há uma criação de “narrativa de que na área já existiu um quilombo para suspender o cumprimento da decisão judicial”.

Supostos interesses

Há 10 anos, segundo salienta o advogado, houve o arquivamento de ações de usucapião por outros produtores rurais na área. Após as intimações na época para a desocupação voluntária, a juíza voltou atrás e suspendeu a ordem judicial, por entender que ainda faltava o julgamento de mais uma ação de usucapião. 

O julgamento do caso ocorreu em 2021. Mas o advogado argumenta que houve vendas clandestinas de terrenos e o loteamento ilegal em chácaras de lazer, “a maioria com piscina e casas de

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleBrasil garante bronze no Campeonato Mundial de vôlei feminino
Next Article Bombeiros realizam buscas por adolescente desaparecido em Amaralina
Patricia

Related Posts

STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

maio 8, 2026

Lei cria varas federais para interiorização da Justiça em AM e MS

maio 6, 2026

Eleições: prazo para obter ou regularizar título termina nesta quarta

maio 6, 2026

PGR recorre de decisão que acaba com aposentadoria compulsória de juiz

março 31, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Dólar fecha no menor nível desde janeiro de 2024; entenda

By Patriciamaio 9, 20260

Foto: Gary Cameron/Reuters O dólar hoje fechou em queda, apesar das incertezas em relação ao…

Em 2025, cerca de 18 milhões de família receberam auxílio do governo

maio 9, 2026

Fies 2026: pré-selecionados devem validar informações até segunda

maio 9, 2026

Davi Alcolumbre promulga PL da Dosimetria e abre caminho para redução da pena

maio 9, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.