• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo regulamenta regras de salvaguardas em acordos comerciais

março 5, 2026

UFBA recebe em maio encontro anual das editoras universitárias brasileiras

março 5, 2026

Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU

março 5, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo regulamenta regras de salvaguardas em acordos comerciais
  • UFBA recebe em maio encontro anual das editoras universitárias brasileiras
  • Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU
  • 390 mil baianos podem perder a Tarifa Social de Energia Elétrica com novas regras
  • Prefeitura entrega 92 toneladas de sementes e insumos para produtores rurais
  • Festival reúne esporte, saúde, empregabilidade e lazer em celebração ao Dia Internacional da Mulher
  • Brasil tem saldo positivo de 112,3 mil postos de trabalho em janeiro
  • Bancos poderão descontar aportes antecipados ao FGC
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Economia»Bahia lidera produção de grãos no Nordeste
Economia

Bahia lidera produção de grãos no Nordeste

PatriciaBy Patriciasetembro 5, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Search here …Fato VerdadeBahia lidera produção de grãos no Nordeste Home – hj Economia – hjBahia lidera produção de grãos no NordesteBahia lidera produção de grãos no NordesteEconomia Setembro 5, 2025PatriciaBy Patricia – 24 minutos ago 0 6 2 minutes readGoogle+LinkedInWhatsappStumbleUponTumblrPinterestRedditShare via EmailPrintA Bahia deve colher quase 13,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, segundo o 11º levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última segunda-feira (1º).

O volume representa um crescimento de 9,6% em relação à safra anterior e consolida o estado como líder regional, respondendo por 44% de toda a produção de grãos do Nordeste. A produção baiana se destaca pelo uso de tecnologia, irrigação, práticas sustentáveis e o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). As ações têm impulsionado a produtividade e a expansão da área plantada no estado.

A área total cultivada no estado deve atingir 3,9 milhões de hectares, um aumento de 3,2% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média também subiu, passando de 3.288 kg/ha para 3.477 kg/ha, expansão de 5,7%. “Com os números alcançados neste ciclo, a Bahia reafirma sua força no cenário agrícola nacional e sua liderança no Nordeste. Eles refletem o trabalho incansável dos nossos produtores, o investimento em tecnologia e a eficiência das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado, através da Seagri”, destacou o titular da pasta, Pablo Barrozo. Liderança – A soja segue como a principal cultura da Bahia, com produção estimada em 8,71 milhões de toneladas, um salto de 16,5% em relação à safra passada.

A área plantada com a oleaginosa é de 2,135 milhões de hectares, mais da metade da área total de grãos no estado. O algodão também apresentou forte avanço, com crescimento de 13,6%, passando de 1,68 milhão para 1,91 milhões de toneladas. A área plantada com a fibra é de 413 mil hectares, um aumento de 12,5%. Já o milho teve alta de 14,2%, alcançando 2,53 milhão de toneladas. Produtividade – A produtividade da soja na Bahia permanece entre as maiores do país.

Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a média é de 68 sacas por hectare, acima da média nacional estimada pela Conab, de 60 sacas/ha. Segundo o agrônomo e diretor de Agricultura da Seagri, Assis Pinheiro, as condições de solo e clima do Oeste baiano têm sido fundamentais para esse desempenho. “A região reúne solos férteis e bem drenados, chuvas regulares no período produtivo e alta incidência solar, criando um ambiente ideal para o cultivo de grãos com alta produtividade”, destaca.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEUA é ultrapassado por Espanha como destino do agro baiano em julho
Next Article Governador sanciona 19º empréstimo; quantia é de R$ 4,5 bi
Patricia

Related Posts

390 mil baianos podem perder a Tarifa Social de Energia Elétrica com novas regras

março 5, 2026

Caixa retoma financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões

março 4, 2026

Dólar sobe e petróleo dispara com ataque militar ao Irã; entenda

março 3, 2026

Empresas têm até este sábado para enviar dados salariais por gêneros

março 2, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Governo regulamenta regras de salvaguardas em acordos comerciais

By Patriciamarço 5, 20260

Foto: Divulgação/Porto de Santos De acordo com o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula…

UFBA recebe em maio encontro anual das editoras universitárias brasileiras

março 5, 2026

Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU

março 5, 2026

390 mil baianos podem perder a Tarifa Social de Energia Elétrica com novas regras

março 5, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.