• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
  • STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
  • Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
  • Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
  • SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
  • MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
  • Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
  • Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Economia»Empresários de SC alertam, em manifesto, que Brasil caminha para se tornar Venezuela
Economia

Empresários de SC alertam, em manifesto, que Brasil caminha para se tornar Venezuela

Márcia MarquesBy Márcia Marquesjulho 23, 2025Updated:julho 23, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Brasília (DF), 29/05/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Nesta segunda-feira (22), um total de 183 entidades ligadas ao setor empresarial de Santa Catarina tornou pública uma carta aberta com duras críticas à atual situação econômica e política do Brasil. O documento expressa preocupação com o que classificam como uma crescente deterioração do país, traçando paralelos com a crise da Venezuela.

O manifesto menciona especificamente a recente elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) como um dos exemplos do que considera uma escalada de medidas que vêm tornando “a vida dos cidadãos brasileiros um verdadeiro inferno”.

De acordo com a nota, “a sociedade civil, acuada, não consegue dar conta dos desafios impostos por aqueles que nos governam, ao passo que parte substancial de nossos ‘representantes do povo‘ age ativamente para a preservação de seus próprios interesses”.

A carta prossegue afirmando que “está ficando cada vez mais evidente que o Brasil caminha a passos largos rumo à venezuelização da população”.

As entidades também criticam o tamanho do Estado brasileiro, argumentando que a estrutura pública cresce de forma descontrolada:

“A máquina estatal incha ao ponto do insustentável”. Para bancar as despesas, apontam os empresários, “nossos mandatários recorrem à eterna solução fácil de elevar a carga tributária que já é, para surpresa de zero pessoas, a maior do mundo”.

Apesar de não citar diretamente nomes de políticos ou partidos, o tom do texto escancara a insatisfação do setor produtivo com os rumos tomados pela gestão federal.

Entre os signatários do documento estão: Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis; Associação Empresarial de Florianópolis; Câmara de Dirigentes Lojistas de Anitápolis; Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio do Campo; Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Lopes; Câmara de Dirigentes Lojistas de Imbuia; Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Itaberaba; Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha; Câmara de Dirigentes Lojistas de Saudades; Câmara de Dirigentes Lojistas de Coronel Freitas e Câmara de Dirigentes Lojistas de Piratuba.

Estamos calados demais e sofrendo demais. O Brasil está na contramão de avanços civilizatórios duramente conquistados e essa conta – sempre amarga – é suportada por todos nós. Dizer “basta” não adianta. Precisamos reagir e logo, se ainda quisermos ter um País para chamar de nosso.

“Leia o documento: Em vista dos recentes acontecimentos que vêm tornando a vida dos cidadãos brasileiros um verdadeiro inferno, as entidades que subscrevem esta nota, representantes dos setores produtivos que lutam diariamente para promover o desenvolvimento social e econômico dos Municípios em que estão sediadas, não podem se furtar de deixar clara a consternação com as decisões tomadas por aqueles eleitos para conduzir os rumos da Nação.

Está ficando cada vez mais evidente que o Brasil caminha a passos largos rumo à venezuelização da população. A sociedade civil, acuada, não consegue dar conta dos desafios impostos por aqueles que nos governam, ao passo que parte substancial de nossos “representantes do povo” age ativamente para a preservação de seus próprios interesses. Enquanto isso, a máquina pública incha ao ponto do insustentável.

Para fazer frente à despesa que não para de subir, nossos mandatários recorrem à eterna solução fácil de elevar a carga tributária que já é, para surpresa de zero pessoas, a maior do mundo. Desconectados do mundo real, esses iluminados mal conseguem andar com a cabeça erguida nas ruas, sob pena de sofrer a imediata reprovação daqueles que os sustentam.

O fato é um e um só: não aguentamos mais! É absolutamente inaceitável que em um cenário econômico já tão adverso o Poder Público opte por onerar ainda mais os cidadãos e as empresas, sem se dar ao trabalho de realizar a tarefa elementar de promover uma urgente reforma estrutural que elimine desperdícios, combata a ineficiência e a corrupção, priorize a gestão responsável dos recursos públicos e recoloque o País no rumo da “Ordem e Progresso” estampada na nossa bandeira. Estamos calados demais e sofrendo demais.

O Brasil está na contramão de avanços civilizatórios duramente conquistados e essa conta – sempre amarga – é suportada por todos nós. Dizer “basta” não adianta. Precisamos reagir e logo, se ainda quisermos ter um País para chamar de nosso.”

(Foto: EBC; Fonte: Veja)

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleMãe mata filho de apenas 2 anos e ainda arranca partes do rosto
Next Article Adolescente é morto a tiros na noite desta quarta-feira (23)
Márcia Marques

Related Posts

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025

Uma nova fábrica de turbinas eólicas será instalada na Bahia, com produção local de torres gigantes de mais de 100 metros e super baterias para armazenar energia limpa

julho 29, 2025

Tarifa: produtores de laranja podem abandonar fruta no pé sem vendas aos EUA

julho 25, 2025

Senador americano diz que EUA vão ‘esmagar’ economia do Brasil; saiba o motivo

julho 24, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

By Márcia Marquesjulho 31, 20250

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que oficializa a…

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025

Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia

julho 31, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.