O prefeito Bruno Reis (União Brasil) participou nesta quarta do desfile do 2 de de Julho, em Salvador. “Estamos mais uma vez nesse evento, o mais importante da nossa história, uma data que simboliza a força do nosso povo, da nossa essência. O povo baiano se inspira nos heróis do 2 de Julho para no dia a dia enfrentar as dificuldades, as batalhas e alcançar seus objetivos. com independência, com autonomia, com soberan”, afirmou o gestor. “Esse é o jeito do povo soteropolitano, do jeito do povo baiano de ser”.
Bruno afirmou que a prefeitura apoia totalmente o projeto do governo federal para reconhecer a data nacionalmente. “Reconhecimento justo, afinal a independência do Brasil aconteceu aqui na Bahia, com a expulsão definitiva dos portugueses. Foram os baianos que deram o grito final de liberdade para que hoje nós pudéssemos ser um Estado democrático, para que o país pudesse alcançar todas as conquistas que o nosso povo alcançou até então”.
O prefeito fez uma reflexão sobre o ano de 2025 após o primeiro semestre e disse que Salvador está bem. “Passamos muito bem pelas chuvas”, avaliou. “Seis meses de muitas entregas. Quem acompanha minha rotina nas redes sociais vê todo dia eu entregando obras (…) Temos projetos grandiosos já sendo executados e outros maiores ainda para tirar o papel. A cidade vive o seu melhor momento”, acrescentou, destacando o número recorde de turistas na capital baiana esse ano.
Projeto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou nesta terça-feira (1º) um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tornar a data de 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, dia de festa na Bahia, o presidente estará em Salvador. “É verdade que Dom Pedro fez o grito da independência, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, disse ele, em vídeo publicado na rede social X.
Apesar do projeto, a data não deve ser tornar feriado nacional, permanecendo assim apenas na Bahia.