• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

junho 20, 2026

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

junho 20, 2026

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025
  • Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil
  • Sesab reforça equipes para o período de festas juninas
  • Feira do Milho movimenta comércio e preserva tradição junina em Camaçari
  • Vila Maria Bonita Itinerante leva tradições juninas e manifestações populares ao Camaforró 2026
  • Em clima de Copa, Limpec entrega kit para os catadores cadastrados no Camaforró 2026
  • PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição
  • Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
Home»Brasil»Anatel faz operação em depósitos Amazon, Mercado Livre e Shopee
Brasil

Anatel faz operação em depósitos Amazon, Mercado Livre e Shopee

Márcia MarquesBy Márcia Marquesmaio 28, 2025Updated:maio 28, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensificou sua ofensiva contra a venda de eletrônicos sem homologação e realizou, nesta segunda-feira (26), uma operação em centros logísticos de grandes plataformas digitais como Amazon, Mercado Livre e Shopee.

A ação aconteceu em unidades localizadas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro, reunindo um total de 33 agentes de fiscalização.

No estado fluminense, por exemplo, os fiscais estiveram no centro de distribuição da Shopee em São João de Meriti, na Baixada. A ofensiva integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), com a justificativa de restringir a comercialização de dispositivos de telecomunicação não certificados pela agência reguladora.

Entre os itens apreendidos estão drones, celulares e rádios comunicadores. A certificação desses produtos é obrigatória no Brasil e atesta a segurança, a compatibilidade com outros dispositivos e a funcionalidade adequada dos equipamentos. Sem esse selo, há riscos de falhas técnicas, interferências nas redes e até acidentes com superaquecimento ou curtos-circuitos.

Mesmo após diversas solicitações da Anatel para a remoção de anúncios irregulares das plataformas, as vendas continuaram.

Por isso, a agência decidiu avançar com ações presenciais nos depósitos. “Apesar de todo o esforço para o diálogo, reconhece-se, no atual momento, a necessidade de intensificar as ações da Anatel junto aos marketplaces”, afirmou o conselheiro Alexandre Freire, que lidera o PACP.

Freire ainda reforçou que “marketplaces, assim como representantes de qualquer outro segmento do comércio, não podem postergar a adoção de medidas efetivas para combater a comercialização de produtos de telecomunicações não homologados. Essa prática sujeita o consumidor a possíveis danos decorrentes da compra de equipamentos irregulares”.

A operação continua nesta terça-feira (27) com foco inicial em drones, mas outros itens como celulares e aparelhos de TV Box também podem ser alvo das próximas apreensões. O sistema logístico da Shopee, que opera em modelo cross-docking, ainda será vistoriado nos próximos dias, após a triagem das mercadorias.

Segundo a Anatel, no primeiro dia de ação foram confiscados mais de 3 mil produtos irregulares — sendo 1.596 unidades em depósitos do Mercado Livre e 1,7 mil em centros da Amazon. A fiscalização conta ainda com o apoio do sistema de inteligência artificial Regulatron, utilizado para identificar anúncios ilegais na internet.

Até o momento, as sanções aplicadas já ultrapassam os R$ 7 milhões. Somente o Mercado Livre foi multado em R$ 6,78 milhões, o maior valor já imposto nesse tipo de infração.

O Mercado Livre respondeu à operação nesta terça-feira (27), reconhecendo a visita da Anatel aos seus centros de distribuição, assim como aos da Amazon e Shopee, e destacou que está colaborando com as autoridades. A Anatel, por sua vez, informou que novas ações estão previstas e poderão ser ampliadas nos próximos dias.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleMinistério Público processa BYD por trabalho escravo e tráfico de pessoas
Next Article Tiros, prisões e demissões: as maiores greves de rodoviários em Salvador
Márcia Marques

Related Posts

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026

Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço

junho 19, 2026

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha, interior de SP

junho 18, 2026

Batalhas na Copa: Nacional apresenta duelos dentro e fora de campo

junho 18, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

By Patriciajunho 20, 20260

Foto: Lula Marques/Agência Brasil. O Plenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo…

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

junho 20, 2026

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026

Feira do Milho movimenta comércio e preserva tradição junina em Camaçari

junho 20, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.