
Decisão foi tomada após o governo burkineonse sofrer, na última sexta-feira (30), segundo golpe militar desde o começo do ano. O autodeclarado novo líder de Burkina Faso, Ibrahim Traore, é recebido por apoiadores segurando bandeiras russas ao chegar à televisão nacional em um veículo blindado em Ouagadougou, Burkina Faso, 2 de outubro de 2022
REUTERS/Vincent Bado
Neste domingo (2), o autodeclarado líder militar de Burkina Faso, capitão Ibrahim Traore, aceitou uma renúncia condicional oferecida pelo presidente Paul-Henri Damiba para evitar mais violência no país. A decisão foi tomada após o governo burkineonse sofrer, na última sexta-feira (30), o segundo golpe militar desde o começo do ano — o primeiro aconteceu em janeiro e foi realizado pela junta militar comandada por Damiba.
Segundo o acordo, anunciado em entrevista coletiva, Traore concordou com sete condições, incluindo a garantia da segurança de Damiba e a segurança dos soldados que o apoiavam, além do cumprimento das promessas feitas ao bloco regional da África Ocidental, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), de retornar ao regime constitucional até julho de 2024.
Leia mais
Burkina Faso sofre segundo golpe militar em oito meses
Além de Burkina Faso, outros três países da África Ocidental e Central sofreram golpes em pouco mais de dois anos
Damiba não foi encontrado para comentar a situação. Um familiar próximo disse à Reuters que ele deixou o país no domingo.
Mais cedo, Traore disse que a ordem estava sendo restaurada após violentos protestos contra a embaixada francesa tomarem conta das ruas da capital Ouagadougou. Nos últimos dias, surgiram divisões dentro do exército, com muitos soldados parecendo buscar apoio da Rússia à medida que a influência da França, que colonizou o país, diminuía.
“Queremos informar à população que a situação está sob controle e a ordem está sendo restabelecida”, disse um oficial do exército em comunicado transmitido pela televisão nacional. “Convidamos você a continuar com suas atividades e abster-se de todos os atos de violência e vandalismo, principalmente contra a embaixada francesa e a base militar francesa.”
Trending
- Transporte universitário de Camaçari abre recadastramento nesta segunda (13) e convoca estudantes para o semestre 2026.2
- Argentina elimina Suíça e enfrenta Inglaterra na semifinal
- Prouni recebe inscrições até este domingo para o 2º semestre de 2026
- Crédito rural empresarial soma R$ 477,2 bilhões na safra 2025/26
- Dino bloqueia R$ 6 milhões de ex-deputado Eduardo Cunha em caso de emendas
- Campanha São João de Prêmios 2026 sorteia vencedores e impulsiona comércio de Camaçari
- Brasileiro Guto Miguel é campeão de duplas em Wimbledon Juvenil
- TRE-DF determina bloqueio de bens de ex-esposa de Bolsonaro
