• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim

agosto 17, 2025

Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia

agosto 17, 2025

Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”

agosto 17, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim
  • Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia
  • Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”
  • “Vontade de esculachar”, diz Renato Kayzer após empate do Vitória
  • Homem que atropelou atleta na Pituba é filho de vereadora de Salvador
  • Felca se pronuncia sobre prisão de Hytalo Santos e faz revelação sobre investigações
  • Cátia Raulino: condenada a 10 anos, saiba como falsa professora agia
  • Padilha diz ser “ato covarde” cancelamento de vistos da filha e esposa
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Bahia»Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos
Bahia

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Márcia MarquesBy Márcia Marquesmaio 14, 2025Updated:maio 14, 2025Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O médium e líder espírita Divaldo Franco morreu nesta terça-feira (13), aos 98 anos, em Salvador. A causa da morte ainda não informada, mas ele lutava contra um câncer na bexiga desde novembro do ano passado e, nesta noite, teve falência múltipla dos órgãos.

O óbito foi constatado às 21h45, quando Divaldo estava em sua casa, na sede da Mansão do Caminho, no bairro Pau da Lima. Ele recebia atendimento na modalidade home care.

Um ato aberto ao público será realizado das 9h às 20h de quarta-feira (14), no ginásio de esportes da Mansão do Caminho para que as pessoas prestem suas últimas homenagens. A pedido do médium, as cerimônias póstumas serão de curta duração, sem cortejo em carro aberto e o caixão permanecerá fechado. O sepultamento será às 10h de quinta (15), no Cemitério Bosque da Paz.

Reconhecido como um dos principais líderes religiosos do Brasil, Divaldo começou a tratar o tumor assim que descoberto, ainda em fase inicial. O tratamento foi feito com sessões de radioterapia associada a “pequenas doses” de quimioterapia.

Natural de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, ele dedicou mais de 70 anos ao espiritismo. Colheu os frutos de todo esse trabalho ao se consagrar como uma das vozes mais respeitadas na área.

Divaldo Franco, médium e líder espírita — Foto: Imagem/TV Bahia

Divaldo Franco, médium e líder espírita — Foto: Imagem/TV Bahia

Sua trajetória começou a ganhar destaque em 1952, quando fundou a Mansão do Caminho, localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A entidade acolhe e educa milhares de crianças que antes viviam em condições de miséria extrema.

Depois, na década de 1960, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico, transformando a entidade em um grande complexo educacional. Até hoje, o espaço atende crianças, jovens e famílias inteiras de baixa renda, com atividades diversas, ensino fundamental e médio, cursos profissionalizantes e atendimento de saúde. Todo o trabalho é mantido com a venda dos livros mediúnicos e das gravações de palestras, seminários, entrevistas e mensagens do próprio Divaldo.

O médium também fez carreira como autor de mais de 250 livros, muitos deles psicografados a partir de histórias de diversos espíritos. Em 2015, ele ganhou uma biografia assinada pela jornalista Ana Landi.

Divaldo Franco não deixou filhos biológicos, mas era reconhecido como pai de cerca de 685 pessoas que acolheu e instruiu ao longo dos anos na entidade espírita.

Divaldo Franco e Chico Xavier — Foto: Mansão do Caminho

Divaldo Franco e Chico Xavier — Foto: Mansão do Caminho

Mediunidade descoberta na infância

Morre Divaldo Franco, aos 98 anos — Foto: Mansão do Caminho

Morre Divaldo Franco, aos 98 anos — Foto: Mansão do Caminho

Nascido em 5 de maio de 1927, Divaldo Franco é o caçula de 12 irmãos. A biografia disponível na Mansão do Caminho conta que ele desenvolveu a mediunidade ainda na infância, mas sofreu com críticas e até surras dos pais que não entendiam e consideravam suas visões “demoníacas”.

Com isso, seu contato inicial com o espiritismo foi difícil. Além da discriminação no meio familiar, Divaldo precisou lidar com visões perturbadoras e um espírito obsessor que o perseguia aos 7 anos.

A situação só melhorou anos depois, quando Divaldo enfrentou um problema de saúde que o deixou por meses acamado. Após recorrer a diversos médicos, a família enfim aceitou que uma médium o visitasse. Foi ela quem entendeu que ele era oprimido por um espírito e identificou sua mediunidade.

Movimento ‘Você e a Paz’

Entre as contribuições sociais de Divaldo está a criação do evento ecumênico “Movimento Você e a Paz”. Idealizado por ele em 1998, o encontro nasceu com a proposta de ser uma atividade sem caráter religioso ou político e costuma ocorrer anualmente em Salvador, às vésperas do Natal, reunindo multidões para ouvir as mensagens de força e união apresentadas por líderes de diversas religiões.

De acordo com a Mansão do Caminho, mais de 75 cidades em 14 países aderiram à iniciativa. Só no Brasil, há registros do evento em 60 municípios, espalhados em 12 estados.

Em 2024, na 27ª edição do movimento na capital baiana, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown estiveram entre as personalidades presentes. Já em tratamento contra o câncer na bexiga, Divaldo não compareceu ao encontro no Terreiro de Jesus. Na ocasião, um vídeo gravado por ele foi exibido ao público.

Histórico de internações e luta contra o câncer

Em novembro de 2024, Divaldo Franco passou nove dias internado no Hospital São Rafael por conta dos desconfortos urinários — Foto: Mansão do Caminho

Em novembro de 2024, Divaldo Franco passou nove dias internado no Hospital São Rafael por conta dos desconfortos urinários — Foto: Mansão do Caminho

Em novembro de 2024, Divaldo Franco passou nove dias internado no Hospital São Rafael por conta dos desconfortos urinários — foi durante esse período que ele recebeu o diagnóstico de câncer na bexiga. O líder espírita recebeu alta hospitalar no dia 25 daquele mês, quando retornou para casa, no bairro de Pau da Lima.

O tratamento contra o câncer começou no dia 2 de dezembro. Na ocasião, o Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR) e as Obras Sociais Mansão do Caminho informaram que a primeira fase seria realizada no ambulatório do Hospital Santa Izabel, em Salvador, sem necessidade de internamento.

  • Hospital particular de Salvador oferece 100 vagas gratuitas para exame de próstata

Nos 20 dias úteis seguintes, foram administradas sessões de radioterapia, com associação, em dias alternados, de pequenas doses de quimioterapia. Em meio a isso, Divaldo seguiu com acompanhamento de nutricionista e fisioterapeuta. Na época, a assessoria divulgou que o tumor de Divaldo era pequeno, localizado e não provocava dor.

Em fevereiro deste ano, Divaldo foi internado pela segunda vez. Ele passou oito dias no Hospital São Rafael, em Salvador, para tratar uma infecção urinária.

“O Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho têm a alegria de informar que o médium Divaldo Franco encontra-se em casa, com sua saúde plenamente recuperada e quadro clínico estável”, disseram em nota compartilhada no Instagram. Ele seguiu com as sessões de fisioterapia e os cuidados nutricionais indicados, sendo assistido por uma equipe de homecare.

Câncer na bexiga

Divaldo Franco lutava contra um câncer na bexiga desde novembro de 2024 — Foto: Mansão do Caminho

Divaldo Franco lutava contra um câncer na bexiga desde novembro de 2024 — Foto: Mansão do Caminho

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), homens brancos e com idade avançada, como Divaldo, fazem parte do grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de tumor. A prevenção inclui não fumar — o tabagismo triplica o risco de câncer de bexiga — e evitar a exposição a derivados do petróleo, como tintas.

O Inca destaca que sintomas como sangue na urina, dor durante o ato de urinar e necessidade frequente de urinar, sem êxito, são sinais da doença. Pacientes que desenvolvem esses sintomas devem ser submetidos a exames para detectar ou descartar a presença de tumor.

Caso o diagnóstico seja confirmado, o tratamento segue e é variável, de acordo com o grau da doença. As possibilidades são cirurgia, radioterapia e quimioterapia — opção adotada pelos médicos que cuidavam do baiano. Os procedimentos podem ser feitos de modo isolado ou associados.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleBahia assina memorando para instalação de fábrica de vidro solar; confira
Next Article Preso por agressão contra namorada, advogado João Neto tem registro da OAB suspenso
Márcia Marques

Related Posts

Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim

agosto 17, 2025

Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia

agosto 17, 2025

Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”

agosto 17, 2025

“Vontade de esculachar”, diz Renato Kayzer após empate do Vitória

agosto 17, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim

By wisleyagosto 17, 20250

Jogos do Vitória amargam o mesmo roteiro: resultado cedido nos minutos finais O Vitória trocou…

Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia

agosto 17, 2025

Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”

agosto 17, 2025

“Vontade de esculachar”, diz Renato Kayzer após empate do Vitória

agosto 17, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.