• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino

junho 25, 2026

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

junho 25, 2026

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

junho 25, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino
  • Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado
  • Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses
  • Dr. Marcelo assegura ampliação do sinal de celular em distrito baiano
  • Com ações de São João, Sesab realiza 54 mil testes de ISTs e garante atendimentos relacionados às festas
  • Camaforró 2026 encerra programação com grandes atrações e consolida edição histórica da festa
  • Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
  • Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Veja quais estados já decretaram emergência por dengue
Brasil

Veja quais estados já decretaram emergência por dengue

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 5, 2024Updated:fevereiro 5, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

País registrou 29 mortes ligadas à doença até a última sexta-feira (2)

A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que pelo menos três estados decretassem situação de emergência em saúde pública. Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, já decretaram situação de emergência.

O primeiro estado a tomar a medida foi o Acre, no dia 5 de janeiro. No dia 25 do mesmo mês, o governo do Distrito Federal também declarou situação de emergência.

O texto cita não apenas a expansão de casos da dengue, mas “risco de epidemia por doenças transmitidas pelo [mosquito] Aedes aegypti”, o que inclui enfermidades como zika e chikungunya, além da febre amarela. O decreto vai perdurar enquanto a situação sanitária causada por arboviroses no Distrito Federal não for estabilizada.

Um dia depois, o governo de Minas Gerais também decretou emergência no estado em razão da nova onda de casos de dengue e chikungunya registrada nas primeiras semanas do ano.

Segundo o texto do decreto, a medida foi aplicada em razão do impacto econômico e social historicamente relacionado à dengue, que pode ser potencializado durante uma epidemia simultânea de chikungunya.

O último estado a aplicar a medida foi Goiás, que publicou o decreto na última sexta-feira (2). Dados da Secretaria de Saúde indicam que, neste ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado, um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

Municípios
Além dos estados, a cidade do Rio de Janeiro também decretou estado de emergência na saúde pública por conta da epidemia de dengue que atinge a capital.

Em publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (5), a administração municipal considera o acentuado aumento de casos e internações na capital como fator para decretar a medida.

Na última sexta (2), o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, confirmou que o Rio enfrenta uma epidemia da doença. Só em janeiro, a rede de saúde da prefeitura do Rio teve 362 pessoas internadas por causa da dengue, número recorde desde 2008.

Outra cidade na mesma situação é Oiapoque, no norte do Amapá. O governador do estado, Clécio Luís (Solidariedade), decretou, na última quinta-feira (1º), situação de emergência na cidade. A prefeitura do município solicitou apoio devido a dificuldades de atendimento e no combate a doenças virais.

Os municípios em situação de emergência reconhecida pelo governo federal podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.

(Publicado por Duda Cambraia. Com informações da Agência Brasil, Catarina Nestlehner, Carolina Figueiredo e Victor Aguiar, da CNN)

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleDivergências na PGR marcaram envio ao STF de pedido para investigar Transparência Internacional
Next Article Líderes mundiais repercutem diagnóstico de câncer do rei Charles III
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Dr. Marcelo assegura ampliação do sinal de celular em distrito baiano

junho 25, 2026

Com ações de São João, Sesab realiza 54 mil testes de ISTs e garante atendimentos relacionados às festas

junho 25, 2026

Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo

junho 24, 2026

Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações

junho 23, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino

By Patriciajunho 25, 20260

O Ministério da Educação informou que 2.031 entes federativos aderiram voluntariamente à Prova Nacional Docente (PND)…

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

junho 25, 2026

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

junho 25, 2026

Dr. Marcelo assegura ampliação do sinal de celular em distrito baiano

junho 25, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.