• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

agosto 11, 2026

Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês

agosto 11, 2026

Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil

agosto 11, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista
  • Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês
  • Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil
  • Prefeitura entrega primeira etapa das melhorias do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária
  • MCMV: Sehab convoca segunda lista de pré-selecionados dos Residenciais Montenegro I e II para entrega de documentos
  • Clima e tempo para Camaçari – BA
  • Jovens negros do Rio e da Bahia recebem bolsa para estudar no exterior
  • Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»STF: Nunes Marques decide criar mesa de conciliação entre Eletrobras e governo
Economia

STF: Nunes Marques decide criar mesa de conciliação entre Eletrobras e governo

uesleiiclone8By uesleiiclone8dezembro 23, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Ação do governo questiona limitação do poder decisório no conselho da Eletrobras, que foi privatizada

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques decidiu, na noite desta terça-feira (19), encaminhar o pedido do governo pela inconstitucionalidade de trechos da desestatização da Eletrobras para a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF) “para tentativa de solução amigável entre as partes”.

Na decisão, Nunes Marques classificou a questão como “sensível” e afirmou que, “quando instados a pronunciarem-se sobre questões de profundo dissenso e complexidade”, a Justiça deve agir como “legislativo negativo, atuando com cautela”.

“Tanto quanto possível, o Legislativo e o Executivo devem resolver seus conflitos e arcar com as próprias opções político-normativas”, prosseguiu. “Ao mesmo tempo, a intervenção judicial justifica-se a fim de promover, tanto quanto possível, a atuação coordenada e uniforme das instituições públicas, acrescentou.

“Assim, em controvérsias passíveis de antagonizar Poderes da República e/ou unidades políticas, compete a esta Corte zelar pela harmonia das relações jurídico-institucionais e pela intangibilidade do vínculo federativo”, finalizou.

A ação
A ação, subscrita pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ajuizada pela Advocacia-Geral da União (AGU) em 5 de maio, contesta trechos da lei que desestatizou a companhia, diminuindo o poder de voto da União na empresa, operação esta concluída em junho de 2022.

Por meio de uma capitalização, em que somente investidores privados fizeram aporte, o governo reduziu suas ações ordinárias (com direito a voto) de 62% para pouco mais de 40% da companhia.

Essa fatia societária corresponde às ações da União, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do BNDESPar. Nenhum outro acionista chega perto dessa participação.

O ponto questionado pelo governo é que o modelo de privatização da Eletrobras previu que a empresa atuaria como uma “corporation”. Isso significa que o direito de voto de todos os acionistas – ou bloco de acionistas – ficaria limitado, em votações ou indicações de membros do conselho de administração, a 10%.

A AGU argumenta que essa regra teve “o efeito prático de desapropriar indiretamente os poderes políticos da União” na Eletrobras.

“Os autores da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sustentam que a regra limitadora do direito de voto, quando analisada em conjunto com outras características do processo de desestatização da Eletrobras, gera ônus desproporcional à União e grave lesão ao interesse público, em clara violação ao direito de propriedade do ente federativo”, afirmou a AGU em nota.

Mesmo que uma companhia privada adquira ações da Eletrobras no mercado, ela terá seu poder decisório sempre limitado a 10%. É nisso que o governo atual pretende mexer.

No modelo pensado pela equipe econômica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), esses dispositivos impedem grandes investidores – nacionais ou estrangeiros – de assumirem o controle da empresa.

A ação da AGU pretende impor o conceito de proporcionalidade nas decisões da empresa. Como a União ainda detém 40% de participação com direito a voto, ela recuperaria o controle.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticlePacheco quer retirar grades de proteção do Congresso um ano após atos de 8 de janeiro
Next Article Netanyahu agradece Biden por posição na ONU e diz que Israel continuará guerra em Gaza
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

agosto 11, 2026

Prefeitura entrega primeira etapa das melhorias do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária

agosto 11, 2026

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

agosto 10, 2026

Obras de macrodrenagem avançam no Rio Camaçari e no Riacho da Lama Preta

agosto 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

By Patriciaagosto 11, 20260

Foto: Divulgação No Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado neste sábado (8),…

Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês

agosto 11, 2026

Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil

agosto 11, 2026

Prefeitura entrega primeira etapa das melhorias do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária

agosto 11, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.