• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’

agosto 19, 2025

Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky

agosto 19, 2025

EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país

agosto 19, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’
  • Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky
  • EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país
  • Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’
  • INSS: indicados à presidência e relatoria de CPMI se reúnem para discutir plano de trabalho
  • VÍDEO: Clima de tensão volta a tomar conta do Engenho Velho da Federação após madrugada de tiroteio e explosões
  • 38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
  • Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Protesto contra alto custo de vida termina em distúrbios e tentativa de invasão do Parlamento no Suriname
Mundo

Protesto contra alto custo de vida termina em distúrbios e tentativa de invasão do Parlamento no Suriname

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 18, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
protesto-contra-alto-custo-de-vida-termina-em-disturbios-e-tentativa-de-invasao-do-parlamento-no-suriname
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


País vizinho do Brasil, com apenas 600 mil habitantes, está mergulhado em grave crise econômica, com inflação acelerada e enorme dívida externa.
Distúrbios nas ruas de Paramaribo
Rinus Baes/Reuters
Um protesto contra o alto custo de vida no Suriname resultou, nesta sexta-feira (17), em distúrbios na capital Paramaribo, que foram dispersados pelas forças de segurança em meio a saques de comércios e à tentativa de invasão do Parlamento, segundo informações das agências Reuters e AFP.
Entre 1.000 e 2.000 pessoas se reuniram pela manhã no centro da capital Paramaribo para protestar contra o aumento dos preços dos alimentos, da gasolina e da eletricidade, acusando o governo do presidente Chan Santokhi de corrupção.
Por volta do meio-dia, alguns manifestantes romperam as barreiras policiais que protegiam o Parlamento e tentaram entrar no edifício atirando garrafas e pedras contra os policiais, que responderam com gás lacrimogêneo e disparos de balas de borracha. Segundo a agência Reuters, alguns conseguiram entrar, mas foram em seguida repelidos pelas forças de segurança.
Lojas foram saqueadas, entre elas uma de telefonia. Um carro foi incendiado, e houve tentativa de atear fogo em diversos prédios. Várias pessoas ficaram feridas.
O governo condenou os distúrbios em um comunicado e advertiu que “não vai tolerar, sob nenhuma circunstância, que o Estado de Direito e as instituições democráticas” do Suriname “sejam afetadas”.
“Condenamos e rejeitamos nos mais duros termos o que aconteceu hoje na Assembleia Nacional [Parlamento] e arredores”, acrescentou. “Entraram à força em edifícios e espaços da Casa da Democracia, causando destruição. Foram tomadas medidas enérgicas contra quem instruiu, perpetrou e provocou esses ataques”.
O ministro de Justiça, Kenneth Amoksi, garantiu que a situação “está sob controle”.
“Vemos distúrbios em outros países e não estamos acostumados a este tipo de coisa no Suriname”, disse Amoksi aos jornalistas. “Processaremos os responsáveis”, frisou.
A manifestação foi convocada pelo ativista político Stephano “Pakittow” Biervliet.
Os sindicatos não haviam feito chamados oficiais para esta mobilização, mas ela coincidiu com uma greve que já tinha sido convocada para quinta e sexta-feira.
“Saí mais cedo do trabalho para me unir ao protesto. Não chego nem à metade do mês, tenho três crianças para alimentar e dois empregos. Todos os dias os preços sobem”, disse à AFP Agnes, que não quis ter o sobrenome divulgado.
“Não consigo mais pagar a gasolina para ir trabalhar e levar meus filhos à escola”, reclamou Alfred, outro manifestante, que também não quis dizer seu sobrenome.
O Suriname, um pequeno país do nordeste da América do Sul, com 600 mil habitantes, está mergulhado em uma grave crise econômica, com inflação galopante e uma enorme dívida externa.
A ex-colônia holandesa aguarda com impaciência a exploração de suas reservas de petróleo, que devem ser significativas.
O governo insiste em que deve reduzir gastos como parte do programa de restruturação econômica com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e implementou reformas fiscais que incluem o fim dos subsídios à eletricidade, água e gasolina, bem como um novo imposto sobre o comércio.
Essas políticas têm sido alvo de fortes críticas da oposição e dos sindicatos.
O Suriname firmou um acordo de US$ 690 milhões (R$ 3,6 bilhões) com o FMI, mas os recursos acabaram sendo congelados pelo não cumprimento das condições exigidas.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleTorcida do Atlético-MG está feliz por ter conseguido empate contra o Cruzeiro
Next Article Traficantes elevam lucros e investem na produção de drogas ‘gourmet’
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns

agosto 18, 2025

Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno

agosto 18, 2025

Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento

julho 30, 2025

Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto

julho 29, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’

By wisleyagosto 19, 20250

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)…

Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky

agosto 19, 2025

EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país

agosto 19, 2025

Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’

agosto 19, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.