• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Carreta Escola de Gastronomia do Senac abre inscrições para novos cursos em Guarajuba

outubro 5, 2026

Veja os 20 estados onde o governador foi eleito no 1º turno

outubro 5, 2026

Encceja: Inep disponibiliza locais de reaplicação de prova

outubro 5, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Carreta Escola de Gastronomia do Senac abre inscrições para novos cursos em Guarajuba
  • Veja os 20 estados onde o governador foi eleito no 1º turno
  • Encceja: Inep disponibiliza locais de reaplicação de prova
  • Rede Mater Dei de Saúde é o único grupo hospitalar da América Latina aconquistar a Acreditação Enterprise da Joint Commission International
  • Clima hoje Nesta camacari
  • Em ritmo de treino, Brasil vence a Índia em Calcutá: 4 a 0
  • Lula vota em São Bernardo do Campo e diz estar confiante na vitória
  • Ufba lidera universidades baianas no ranking mundial THE 2027
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Gustavo Petro, da Colômbia, e Nicolás Maduro, da Venezuela, se encontram e assinam acordo comercial
Mundo

Gustavo Petro, da Colômbia, e Nicolás Maduro, da Venezuela, se encontram e assinam acordo comercial

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 17, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
gustavo-petro,-da-colombia,-e-nicolas-maduro,-da-venezuela,-se-encontram-e-assinam-acordo-comercial
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


O documento é uma primeira versão e ainda precisa ser detalhado. O comércio entre os dois países vizinhos caiu muito nos últimos anos, mas com a eleição de Petro na Colômbia há disposição dos governos para uma retomada. Gustavo Petro e Nicolás Maduro em encontro em 16 de fevereiro de 2023
Juan Cano/AP
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e o da Colômbia, firmaram um acordo nesta quinta-feira (16) que vai determinar as regras das relações comerciais entre os dois países, que estiveram suspensas por quase 7 anos.
O acordo ainda é uma versão inicial sobre as regras comerciais entre os dois países. Deverão ser estabelecidos:
Procedimentos para estabelecer alíquotas de impostos preferencial;
Normas sanitárias;
Mecanismo de solução de discordâncias;
Propostas para aumentar o intercâmbio de bens e serviços.
Há mais de dez anos, um acordo comercial foi firmado entre os dois países, mas os termos foram suspensos.
O documento assinado hoje é um “acordo parcial, que é mais um passo rumo à integração, que a meu ver nunca deveria ter sido suspensa”, disse Petro na ponte Atanasio Girardot, inaugurada em 1º de janeiro, quase sete anos após a conclusão das obras. “Ainda há muito a fazer”, disse ele.
A ponte, conhecida como Tienditas e que custou US$ 32 milhões, foi financiada pelos dois países para agilizar o tráfego de veículos, saturada nas duas primeiras pontes binacionais que ligam o departamento de Norte de Santander, na Colômbia, ao estado venezuelano de Táchira, cerca de 750 quilômetros a oeste de Caracas.
Maduro disse que o instrumento legal coloca os dois países no “caminho do trabalho, da produtividade e do crescimento econômico e comercial”.
Maduro também disse, sem dar detalhes, que o acordo também lança as bases para a criação de uma Zona Econômica Especial entre Venezuela e Colômbia.
Com a chegada ao poder de Petro —o primeiro presidente de esquerda na Colômbia— em agosto de 2022, as relações diplomáticas e comerciais com Caracas foram restabelecidas. Seu antecessor Iván Duque (2018-2022) chamou Nicolás Maduro de “ditador”.
A Colômbia fez parte do bloco de 50 países que chegou a reconhecer o líder da oposição Juan Guaidó, que em 2019 se declarou presidente interino ao ocupar o cargo de chefe da Assembleia Nacional, argumentando que Maduro havia sido reeleito em 2018 em eleições fraudulentas.
O apoio internacional a Guaidó diminuiu significativamente ao longo dos anos, e até mesmo seus ex-aliados da oposição na Assembleia extinguiram a figura do governo interino em dezembro.
O comércio bilateral foi retomado em setembro passado, quando foi aberta a passagem de veículos de carga pelas pontes Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander; mas o comércio não ganhou força, em parte devido à ausência de um documento legal para acompanhar a reativação das relações.
Com a abertura da terceira ponte, os países fizeram um acordo sobre a passagem de transporte internacional de cargas e passageiros, apesar de este último ter sido inicialmente adiado.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleCMN faz primeira reunião no governo Lula e meta da inflação segue inalterada
Next Article O Palmeiras ainda é o time a ser visado pelas casas de apostas?
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA

setembro 20, 2026

‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília

agosto 16, 2026

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil

agosto 5, 2026

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Carreta Escola de Gastronomia do Senac abre inscrições para novos cursos em Guarajuba

By Patriciaoutubro 5, 20260

A Carreta Escola de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) segue em Guarajuba,…

Veja os 20 estados onde o governador foi eleito no 1º turno

outubro 5, 2026

Encceja: Inep disponibiliza locais de reaplicação de prova

outubro 5, 2026

Rede Mater Dei de Saúde é o único grupo hospitalar da América Latina aconquistar a Acreditação Enterprise da Joint Commission International

outubro 5, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.