• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Anvisa aprova novo medicamento para tratar lúpus

outubro 15, 2026

Candidato já pode conferir onde fará reaplicação da PND, no domingo

outubro 15, 2026

Senado aprova PEC do fim da escala 6×1 e trabalhador terá dois dias de folga por semana

outubro 15, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Anvisa aprova novo medicamento para tratar lúpus
  • Candidato já pode conferir onde fará reaplicação da PND, no domingo
  • Senado aprova PEC do fim da escala 6×1 e trabalhador terá dois dias de folga por semana
  • O volume de serviços na Bahia caiu 4,8% em agosto de 2026
  • Dia dos Professores: projeto educacional transforma combate a bullying e cyberbullying em atitude prática na escola
  • Calendário especial pode acelerar votação da PEC do fim da escala 6×1
  • TSE mantém veto a posts que ligam Lula e Flávio ao crime organizado
  • Libertadores: Rádio Nacional transmite Fluminense x Palmeiras
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»ChatGPT brasileiro? Criado há quase 20 anos, Robô Ed já foi sensação na internet e responde perguntas sobre vários assuntos
Economia

ChatGPT brasileiro? Criado há quase 20 anos, Robô Ed já foi sensação na internet e responde perguntas sobre vários assuntos

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 13, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
chatgpt-brasileiro?-criado-ha-quase-20-anos,-robo-ed-ja-foi-sensacao-na-internet-e-responde-perguntas-sobre-varios-assuntos
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Tecnologia, que ainda está no ar, foi lançada por programa ligado à Petrobras em 2004. Apesar de ser mais simples e limitado que o ChatGPT, Robô Ed também foi elaborado com base na inteligência artificial. Interface antiga do Robô Ed
InBot/Divulgação
Sucesso recente na internet, o robô-conversador ChatGPT tem chamado a atenção pela rapidez e quantidade de funções para produção de conteúdo. Mas há quase 20 anos, uma ferramenta semelhante foi lançada no Brasil e virou sensação na internet: o Robô Ed. Apesar de já ter sido um hit nas redes sociais, o robô brasileiro é bem mais simples e limitado que o ChatGPT.
O Robô Ed foi lançado no dia 20 de outubro de 2004 pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), ligado à Petrobras. A ideia foi trazer uma ferramenta educacional sobre energia e meio ambiente. Ele continua ativo até os dias de hoje.
Assim como o ChatGPT, o Robô Ed foi criado a partir de inteligência artificial. O principal objetivo da ferramenta é falar sobre assuntos voltados ao uso racional da energia. No entanto, o Robô Ed responde perguntas sobre diversos temas, incluindo ciência e tecnologia.
Alguns anos após ser criado, o Robô Ed ganhou repercussão nas redes sociais por usuários que tentavam irritá-lo. Nem sempre o robô conseguia fugir de perguntas controversas, mas geralmente ele pedia educadamente para mudar de assunto e sugeria falar sobre energia renovável.
O g1 revisitou o Robô Ed para testar como a ferramenta está funcionando hoje em dia. Ao contrário do ChatGPT, ele não consegue criar resumos ou escrever textos longos. No entanto, o robô conversa com o usuário como se fosse um chat:
g1: Robô Ed, você me conta uma piada?
Robô Ed: Não sei contar piadas. Conte você!
g1: Então me conta uma história?
Robô Ed: Ah, vou contar como surgiu o petróleo.
A partir daí, o robô contou curiosidades sobre o petróleo e sugeriu perguntas sobre curiosidades a respeito do tema. Ele contou, por exemplo, que as jazidas de petróleo mais novas têm cerca de 10 milhões de anos, enquanto as mais antigas podem chegar a 400 milhões de anos.
“Posso falar mais sobre a formação do petróleo?”, disse depois de contar a história.
O que cada um sabe fazer?
Quando perguntamos o que cada uma das tecnologias pode fazer, o ChatGPT apresentou um grande leque de funções. Por outro lado, o Robô Ed focou no objetivo educacional. Veja o que cada um disse:
Robô Ed
“Minha especialidade é o uso eficiente da energia, mas também sei outras coisas. Tem muita coisa que você pode fazer. Por exemplo, não deixar a torneira pingando. Ou apagar a luz ao sair. Assim você economiza energia!”
“Embora minha especialidade seja o uso racional da energia, posso falar de várias coisas. Por exemplo, de coisas do mar: nomes de mares e de peixes, vida marinha, profundidade dos oceanos e até sobre o aproveitamento das marés.”
ChatGPT
“Eu sou o modelo de linguagem ChatGPT treinado pela OpenAI. Tenho habilidades avançadas em compreender e gerar texto natural em vários tópicos, incluindo história, ciência, tecnologia, entre outros. Eu posso responder perguntas, ajudar com traduções, gerar texto baseado em um prompt e muito mais.”
“Além disso, estou sempre aprendendo e evoluindo com novos dados e atualizações de treinamento. Tentarei responder a qualquer pergunta ou tarefa dentro da minha capacidade e conhecimento.”
O que um fala do outro?
Tanto o Robô Ed quanto o ChatGPT dizem saber da existência um do outro. Veja a seguir o que cada um falou quando perguntado se conhecia “o colega”.
Robô Ed
g1: Você conhece o ChatGPT?
Robô Ed: Conheci pela Internet! Não entendo muito deste assunto, mas conheço outros: história, geografia, oceanografia, física, matemática, português… Além de energia e meio ambiente, claaaro.
ChatGPT
g1: Você conhece o Robô Ed?
ChatGPT: Sim, conheço o Robô Ed. O Robô Ed é uma ferramenta de resposta automatizada que utiliza tecnologia de processamento de linguagem natural para responder a perguntas e fornecer informações. É uma tecnologia semelhante à que eu, o ChatGPT, foi treinado. O objetivo do Robô Ed é fornecer informações precisas e úteis rapidamente, ajudando as pessoas a encontrar as respostas que procuram sem precisar esperar por uma resposta humana.
VÍDEOS: notícias de Tecnologia

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticlePalmeiras está mais perto de contratar Michael
Next Article Galoppo celebra fase artilheira no São Paulo e revela aposta com Ferraresi
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Candidato já pode conferir onde fará reaplicação da PND, no domingo

outubro 15, 2026

O volume de serviços na Bahia caiu 4,8% em agosto de 2026

outubro 15, 2026

Governo anuncia perdão de dívidas e pacote de estímulo para MEIs

outubro 14, 2026

Feriado de 12 de outubro deve movimentar bares e restaurantes em diferentes regiões do país

outubro 13, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Anvisa aprova novo medicamento para tratar lúpus

By Patriciaoutubro 15, 20260

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O medicamento Gazyva (obinutuzumabe), indicado para alguns casos de…

Candidato já pode conferir onde fará reaplicação da PND, no domingo

outubro 15, 2026

Senado aprova PEC do fim da escala 6×1 e trabalhador terá dois dias de folga por semana

outubro 15, 2026

O volume de serviços na Bahia caiu 4,8% em agosto de 2026

outubro 15, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.