• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Douglas Santos traz vivência do ouro olímpico para buscar o hexa

julho 4, 2026

UFRJ inaugura rádio FM no Grande Rio

julho 4, 2026

Professores da Uerj suspendem greve, após três meses de paralisação

julho 4, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Douglas Santos traz vivência do ouro olímpico para buscar o hexa
  • UFRJ inaugura rádio FM no Grande Rio
  • Professores da Uerj suspendem greve, após três meses de paralisação
  • Ibovespa volta aos 174 mil pontos com aposta na Selic, e dólar cai
  • Policlínica terá sala de atendimento especializado e integrado às mulheres vítimas de violência
  • Lula inaugura túnel de transposição das águas do São Francisco no RN
  • Brasil completa 1 ano fora do Mapa da Fome, mas desafios persistem
  • Pé-de-Meia paga quarta parcela aos nascidos em julho e agosto
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Educação»Volta às aulas: mochila adequada pode evitar dores, erros de postura e até problemas na coluna; saiba como escolher
Educação

Volta às aulas: mochila adequada pode evitar dores, erros de postura e até problemas na coluna; saiba como escolher

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 8, 2023Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
volta-as-aulas:-mochila-adequada-pode-evitar-dores,-erros-de-postura-e-ate-problemas-na-coluna;-saiba-como-escolher
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Presidente do Comitê de Ortopedia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia alerta que o item deve ser usado da maneira correta para evitar prejuízos à saúde. Mochila, escola, estudantes, volta as aulas no DF
TV Globo/Reprodução
O início do ano escolar sempre traz preocupações sobre materiais escolares, mas uma coisa que recebe pouca atenção é a mochila escolar.
Francisco Carlos Salles Nogueira, presidente do Comitê de Ortopedia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), defende que a mochila é mais que um adereço e precisa ser escolhida com cuidado.
Uma mochila inadequada, mal regulada ou acima do peso ideal pode causar:
Dores nas costas, ombros, quadril e joelhos;
Má postura;
Desvios na coluna, como escoliose;
Aumento da cifose (deixando a pessoa corcunda).
A mochila ideal deve ir do ombro da criança até a altura da cintura. O ideal é que fique uns 5 centímetros abaixo da linha da cintura. Então, não pode ser muito grande para a criança. Além disso, a mochila deve ser ergonômica, respeitando as curvaturas naturais da região dorsal e da lombar. Ela deve ter alças largas e acolchoadas, para não causar incômodos nos ombros
LEIA TAMBÉM
Caneta de R$ 40? Atriz viraliza com queixa sobre lista de material escolar
Seis dicas para economizar na compra do material escolar
Menino que aprendeu a ler sozinho aos 2 anos é aceito na organização Mensa para superdotados
Em 2017, a prefeitura de Jequié, na Bahia, entregou mochilas “gigantes” para alunos da creche municipal.
Reprodução/Facebook
Mas o especialista alerta que ter o modelo correto não basta para evitar os danos na coluna. É preciso regular e utilizar da maneira correta.
Para isso, as duas alças devem ser usadas nos ombros, sempre bem ajustadas, e o peso carregado não deve ultrapassar 10% do peso da criança, como orienta a SBOT. Na prática, o ideal é que uma criança que pesa 40 quilos carregue uma mochila de no máximo 4 quilos.
E saber distribuir este peso também pode fazer a diferença. “O ideal é que a mochila tenha algumas divisões, para que o material mais pesado, como livros e cadernos, fique mais próximo das costas”, explica.
Jeito correto de ajustar e utilizar a mochila escolar.
Arte: g1
Uma alternativa à mochila tradicional é aquela com rodinhas, que não coloca muito esforço na coluna, ideal para crianças menores. No entanto, o modelo também demanda atenção.
“Não dá para exagerar no peso, claro, e outro cuidado fundamental é a altura do puxador, que não pode nem estar muito alto para não forçar os braços e os ombros, nem muito baixo para precisar curvar a coluna”, explica o Dr. Salles Nogueira.
Alivie o peso da mochila
Nadia Pelletti é mãe de Enrico, de 8 anos, e Davi, de 13, e ficava preocupada quando o mais velho precisava levar e trazer materiais pesados da escola todos os dias.
Como professora de ioga, ela sabe da importância de cuidar da coluna e da postura, então ficou aliviada quando a escola em que os meninos estudam disponibilizou armários para os alunos.
“Isso facilita muito, porque ao invés de ficar transportando na ida e na volta, o material fica na escola para ser utilizado na medida que as aulas acontecem, e ele só traz para casa o que vai ser usado nas atividades de casa”, conta.
Davi Pelletti, de 13 anos, é filho da professora de ioga Nadia Pelletti.
Cortesia de Nadia Pelletti
Mas, apesar da facilidade que os armários trouxeram e de sempre aconselhar Davi a usar a mochila da forma certa, ela diz que nem sempre é ouvida.
“Eu digo para tirar da mochila o que ele não precisa mais. Às vezes, ele esquece de tirar um livro que já não vai mais usar. E nem sempre usa as duas alças nos ombros, mesmo que eu fique no pé. É um adolescente, né?”, diz, rindo.
O Dr. Salles Nogueira vê nos armários escolares uma ótima saída para evitar a exposição das crianças a pesos desnecessários.
Mas, para quem não tem essa alternativa, o recomendado é levar na mochila somente o que vai ser essencial para as aulas. E, se ultrapassar o peso indicado, leve o mais pesado nos braços.
“Não é o ideal, mas se for algo esporádico, pelo menos não vai forçar tanto a coluna”, diz o ortopedista.
Prevenção é o principal
Apesar de parecer detalhes pequenos, o especialista alerta que isso pode fazer a diferença na qualidade de vida e até na saúde dos alunos.
“Além disso, uma boa mochila é um investimento, já que não há a necessidade de trocá-la anualmente e se estiver bem conservada, pode acompanhar a criança por alguns anos”, lembra.
“A prevenção é o fator principal. Esse cuidado simples na infância pode representar uma juventude e uma vida adulta melhor, já que não vai ser um fator de prejuízo futuramente”, finaliza.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConfira o histórico do confronto entre Cruzeiro x Pouso Alegre
Next Article Confira como fica o tempo em Viçosa e região nesta quarta-feira (8)
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

UFRJ inaugura rádio FM no Grande Rio

julho 4, 2026

Lei torna Salvador capital simbólica do Brasil em 2 de Julho

julho 2, 2026

Lei que restringe uso de celulares já é adotada por 92% das escolas

julho 1, 2026

Estudantes utilizam pimenta e alho para produzir inseticida ecológico

junho 30, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Douglas Santos traz vivência do ouro olímpico para buscar o hexa

By Patriciajulho 4, 20260

Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Agência Brasil A conquista, à época, inédita, contou também com o zagueiro Marquinhos…

UFRJ inaugura rádio FM no Grande Rio

julho 4, 2026

Professores da Uerj suspendem greve, após três meses de paralisação

julho 4, 2026

Ibovespa volta aos 174 mil pontos com aposta na Selic, e dólar cai

julho 4, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.