• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria

maio 14, 2026

Boulos critica compensação a empresas pelo fim da escala 6×1

maio 14, 2026

Lucro do Banco do Brasil cai 54% com avanço da crise no agro

maio 14, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria
  • Boulos critica compensação a empresas pelo fim da escala 6×1
  • Lucro do Banco do Brasil cai 54% com avanço da crise no agro
  • Encceja 2026: prazo de inscrição termina sexta-feira (15)
  • Há 100 anos, Ford instituía jornada de 40 horas nos Estados Unidos
  • Filme brasileiro sobre violência doméstica será apresentado em Cannes 
  • Flu, Inter e Cruzeiro vencem e avançam na Copa do Brasil
  • Myrian Pereira é a nova diretora de Jornalismo da EBC
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Minha Casa Camaçari
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Minha Casa Camaçari
Home»Economia»Análise: Brasil interrompe alta de juros, enquanto o mundo continua; qual é a mágica?
Economia

Análise: Brasil interrompe alta de juros, enquanto o mundo continua; qual é a mágica?

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 22, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
analise:-brasil-interrompe-alta-de-juros,-enquanto-o-mundo-continua;-qual-e-a-magica?
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

BC agiu antes da maioria das grandes economias, mas taxa brasileira já subiu bem mais – e não há garantias nessa parada. É a inflação que vem levando os bancos centrais a subirem os juros em todo o mundo. Mas, nessa superquarta, enquanto o Federal Reserve (FED) promoveu a quinta alta consecutiva nas taxas dos Estados Unidos, por aqui o Banco Central encerrou o ciclo de elevações e manteve a nossa Selic estável.
Olhando só por esse viés, a economia brasileira parece dar mostras de que vai bem, obrigada – pelo menos na comparação com outras grandes economias, já que até a zona do euro subiu os juros no começo do mês para tentar controlar a alta de preços.
Juros dos EUA sobem pela quinta vez no ano; taxa é a maior desde 2008
Qual é a mágica brasileira? A resposta tem, em alguma medida, ligação com um trauma nacional: a hiperinflação.
Quando, ainda no começo de 2021 – a partir de uma combinação da alta do dólar, valorização global do petróleo e seca – a inflação brasileira começou a ganhar tração, o BC não esperou para ver: colocou em marcha a primeira alta da Selic desde 2016, apesar do crescimento então pífio da economia e do desemprego próximo aos 15%.
Enquanto isso, o resto do mundo – que também sofria ainda com a crise provocada pela pandemia da Covid-19 – segurou as pontas, mesmo vendo os preços subindo, e manteve juros baixos e políticas de estímulo inalteradas.
Até que a guerra na Ucrânia mudou o panorama no primeiro semestre deste ano, e fez disparar os preços dos combustíveis (de que a Rússia é grande produtor) e dos alimentos (prejudicados pelas dificuldades de exportação da Ucrânia, grande produtora de grãos).
Quem começa a correr antes, chega antes à linha de chegada. Pelo menos até precisar começar a correr outra vez. A inflação no Brasil (apesar das últimas duas taxas mensais negativas) ainda não está exatamente controlada e sua queda vem fortemente apoiada nos cortes de impostos sobre os combustíveis e no recuo dos preços globais do petróleo.
É por isso que o comunicado em que o BC anuncia a manutenção da taxa nesta quarta foi claro: se a inflação pesar de novo, a Selic volta a subir.
“O Comitê reforça enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, diz o texto. Recado mais claro, impossível.
Já nos Estados Unidos não há nem dúvida: vai subir de novo, e vai subir forte. E o mesmo pode acontecer na Europa, mais dependente da energia russa e dos grãos da Ucrânia que o resto do mundo.
E por aqui, mesmo que tenha parado de subir, a taxa de juros – que por sinal é a mais alta do mundo em termos reais – não volta a cair tão cedo. O mercado prevê os juros nos mesmos 13,75% no final do ano, com uma queda discreta para 11,25% até o final de 2023.
É um longo tempo para manter juros altos, com a economia ainda ganhando tração, o emprego se recuperando ainda de forma precária, com rendimentos baixos, e uma população altamente endividada.
O Brasil começou a tomar o remédio antes, e a dose é amarga – e, mesmo assim, pode ter que ser repetida.
Veja nos gráficos abaixo as trajetórias dos juros no Brasil e nos EUA:

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleQuase foi melhor do que Neymar e agora a torcida quer ele no São Paulo
Next Article Sua carteira de investimentos vai realizar seus sonhos?
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Lucro do Banco do Brasil cai 54% com avanço da crise no agro

maio 14, 2026

Myrian Pereira é a nova diretora de Jornalismo da EBC

maio 13, 2026

Inflação desacelera e fecha abril em 0,67%, pressionada por alimentos

maio 12, 2026

Sesau realiza mutirão de ultrassonografia na USF Vila de Abrantes

maio 12, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria

By Patriciamaio 14, 20260

Os estudantes da Universidade de São Paulo realizaram um novo ato na noite desta quarta-feira…

Boulos critica compensação a empresas pelo fim da escala 6×1

maio 14, 2026

Lucro do Banco do Brasil cai 54% com avanço da crise no agro

maio 14, 2026

Encceja 2026: prazo de inscrição termina sexta-feira (15)

maio 14, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.