• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações

junho 23, 2026

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

junho 23, 2026

Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos

junho 23, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações
  • SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
  • Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos
  • Fux mantém exclusividade do BRB para depósitos judiciais do TJ da Bahia
  • IR terá maior lote de restituição da história; veja como consultar
  • Com luzes e cores, espaços instagramáveis conquistam público no Camaforró 2026
  • Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu
  • Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Camaçari»Museu de Camassary já recebeu mais de mil visitantes
Camaçari

Museu de Camassary já recebeu mais de mil visitantes

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 24, 2023Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
museu-de-camassary-ja-recebeu-mais-de-mil-visitantes
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

De portas abertas à população desde setembro de 2022, quando foi inaugurado pela Secretaria da Cultura (Secult), o Museu de Camassary já recebeu 1.027 visitantes até esta terça-feira (24/1). São munícipes e turistas que tiveram a oportunidade de realizar a visita guiada por museólogos e conhecer o acervo da exposição permanente, que resgata a memória e divulga a história, o patrimônio cultural e pluralidade étnica da cidade, desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial, à Camaçari contemporânea.

No mês de janeiro, o museu recebeu 166 pessoas, sendo 60% do sexo feminino e 40% do masculino. Neste período, a maior parte dos visitantes, 34%, têm entre 21 e 40 anos; 26%, entre 41 e 60; 18%, de 11 a 20; 17%, de 0 a 10; e 5%, mais de 60 anos.

O jornalista Marcos Helder Tupinambá, 40 anos, resolveu conhecer o equipamento nesta terça-feira. “Tem potencial para educar a população sobre a antiguidade e história do seu território. Espero que essa iniciativa se entenda para termos mais espaços no município, fortalecendo o senso de pertencimento do povo com sua história”, ansiou.

Instalado na antiga Estação Ferroviária, no Centro Antigo da Cidade, o Museu de Camassary é totalmente climatizado e se apresenta de forma moderna, tecnológica e interativa, contando com tótens digitais, smart TVs, quadros e artefatos históricos. O espaço ainda tem uma exposição temporária, falando sobre as localidades da costa e zona rural do município.

O coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges, setor que gere o equipamento, ressaltou que o museu é um presente da gestão para os munícipes e todos aqueles que vivem aqui. “Uma oportunidade para que possamos conhecer a verdadeira história de Camaçari e que tenhamos o verdadeiro sentimento de pertencimento. O município faz parte de toda a história colonial do nosso Brasil e disponibilizamos esse conhecimento através do museu. Venham e conheçam a história que nunca foi contada”, convidou.

O Museu de Camassary funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h. As escolas e outras instituições que desejam visitar o equipamento em grupo, podem realizar o agendamento através do telefone (71) 3644-9814, WhatsApp (71) 99981-7918 ou do e-mail: agendamuseudecamassary@gmail.com

Marcos Helder
Átila Borges
Foto: Tiago Pacheco
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleInteligência artificial cria obra de arte e artistas processam empresa responsável
Next Article Distribuidoras terão que oferecer PIX como opção de pagamento da conta de luz, decide Aneel
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Com luzes e cores, espaços instagramáveis conquistam público no Camaforró 2026

junho 23, 2026

Integração de espaços fortalece tradições e amplia experiências no Camaforró

junho 22, 2026

Camaforró 2026 promove encontro entre Pablo e camaçariense Nil Sofrência no palco principal

junho 21, 2026

Camaçari recebe carreta do SAC Móvel

junho 21, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações

By Patriciajunho 23, 20260

Foto: VNL/Divulgação Depois de emendar sete vitórias consecutivas para começar a competição, a seleção brasileira…

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

junho 23, 2026

Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos

junho 23, 2026

Fux mantém exclusividade do BRB para depósitos judiciais do TJ da Bahia

junho 23, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.