• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

junho 24, 2026

Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia

junho 24, 2026

Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo

junho 24, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
  • Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia
  • Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo
  • Governo abre crédito de 20,5 bi e destina maior parte ao Minha Casa, Minha Vida
  • Segurança integrada garante tranquilidade durante o Camaforró 2026
  • Rede de proteção garante acolhimento, cidadania e direitos durante o Camaforró 2026v
  • Caramanchão e Vila Maria Bonita celebram a cultura popular e encantam o público infantil
  • Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Maduro pode ser preso em Buenos Aires, como querem opositores argentinos e exilados venezuelanos?
Mundo

Maduro pode ser preso em Buenos Aires, como querem opositores argentinos e exilados venezuelanos?

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 23, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
maduro-pode-ser-preso-em-buenos-aires,-como-querem-opositores-argentinos-e-exilados-venezuelanos?
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Em visita à Argentina, ditador tenta reabilitar imagem, apesar dos protestos. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, faz um discurso sobre o estado da nação na Assembleia Nacional, em Caracas, Venezuela, em 12 de janeiro de 2023
REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
O ditador Nicolás Maduro tenta reabilitar sua imagem na região ao desembarcar em Buenos Aires para a reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Há uma década no poder, ele recupera a legitimidade especialmente no encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, após 4 anos de distanciamento absoluto entre os dois países.
Se, por um lado, a presença na Argentina pode ser interpretada como um trunfo para o presidente da Venezuela; por outro, gera tensão e é contestada por opositores do presidente Alberto Fernández e exilados venezuelanos.
Maduro vem evitando viajar ao exterior e, quando o faz, escolhe países considerados aliados. Nesta incursão a Buenos Aires, ele aproveita-se das divisões entre seus opositores e da reaproximação com uma parte dos governantes da região, entre eles o Brasil. Mas encontra resistências, a contar pelos cartazes de manifestantes, que o comparam ao ex-ditador Jorge Rafael Videla.
A ex-ministra de Segurança Patricia Bullrich, presidente do Partido Proposta Republicana, notificou a DEA – a agência antidrogas americana – pedindo a detenção de Maduro, baseada no mandado de captura expedido pelos EUA por associação a um cartel de drogas.
Embora o governo Biden venha quebrando o gelo com a Venezuela, as sanções econômicas contra o país ainda estão em vigor, assim como o cartaz de “Procurado”, com uma recompensa de US$ 1,5 milhão para quem tiver informações sobre ele. Ainda assim, diante da crise energética causada pela guerra na Ucrânia, não interessa ao governo americano entrar em confronto com o regime venezuelano e, atualmente, faz valer o pragmatismo.
Patricia Bullrich e outros opositores argentinos lideraram um protesto no domingo contra a viagem de Maduro, que é assegurada por Alberto Fernández. “Ele está mais do que convidado”, disse ele à jornalista Sylvia Colombo, da “Folha de São Paulo”.
Em outra frente, o advogado Tomás Farini Duggan, que representa duas venezuelanas vítimas de crimes contra a Humanidade, solicitou à Justiça argentina que convoque Maduro para ser interrogado por violações de direitos humanos.
Neste contexto se inserem também os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Nicarágua, Daniel Ortega, outros convidados da reunião de cúpula repudiados por opositores do governo.
Em ano eleitoral para os argentinos, a oposição tenta capitalizar na visita dos ditadores latino-americanos ao país. O ex-presidente Mauricio Macri criticou como vergonhoso o acolhimento do governo. O prefeito de Buenos Aires, Horácio Rodríguez Larreta, corroborou:
“Não podemos naturalizar ou permitir que o presidente abrace ditadores. Sua presença em solo argentino é uma provocação injusta e dolorosa para venezuelanos, cubanos e nicaraguenses”, atestou Larreta.
Na prática, a ação de opositores de Fernández e exilados venezuelanos terá poucas consequências concretas além de barulho e um possível desconforto para Maduro. A Argentina é signatária de tratados internacionais, como a Convenção de Viena, que lhe dá imunidade como chefe de Estado.
Uma suposta detenção de Maduro está praticamente descartada, ao contrário do que alardeou Patricia Bullrich, numa comparação à prisão do ex-ditador Augusto Pinochet, em Londres há 24 anos, quando ele não estava mais no poder.

Lula chega à Argentina para estreitar laços com vizinhos

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleIbovespa opera em alta nesta segunda
Next Article Queria jogar no Corinthians e foi mandado para os Emirados Árabes Unidos
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Trump fica mais encurralado com limitação dos poderes de guerra

junho 5, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

By Patriciajunho 24, 20260

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24),…

Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia

junho 24, 2026

Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo

junho 24, 2026

Governo abre crédito de 20,5 bi e destina maior parte ao Minha Casa, Minha Vida

junho 24, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.