
EUA será o terceiro país visitado por Lula após o retorno à Presidência. Viagem é negociada desde o final do ano passado. Montagem Lula e Biden
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará no dia 10 de fevereiro para os Estados Unidos, onde se encontrará com o presidente norte-americano, Joe Biden.
A informação foi confirmada à GloboNews pelo Palácio do Planalto e pelo Ministério das Relações Exteriores.
Os Estados Unidos serão o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro.
Antes, já na próxima semana, o presidente estará na Argentina para a cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na mesma viagem, Lula passará também pelo Uruguai.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já destacou que o Brasil terá relações de equilíbrio com grandes ‘players globais’, como Estados Unidos e China.
Fontes ligadas ao governo norte-americano acreditam que o Brasil vai reassumir um papel de protagonismo e de força ativa no cenário internacional. O realinhamento nas relações internacionais, aliás, tem sido um tema tido como primordial por integrantes do novo governo.
Em dezembro, a Casa Branca enviou ao Brasil uma delegação para acenar com um convite de Biden para que Lula fosse “assim que possível” a Washington.
O convite foi reforçado numa ligação entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
Lula também tem a previsão de viajar nos próximos meses para China e Portugal. As datas ainda não foram confirmadas.
Após os atos golpistas no último dia 8, em Brasília, o presidente dos EUA, Joe Biden, telefonou para Lula e reforçou apoio à democracia brasileira. Veja no vídeo abaixo:
Joe Biden telefona para Lula e reforça apoio à democracia brasileira
Trending
- Brasileiros têm mais de R$ 5,1 bilhões esquecidos em bancos
- INPC registra deflação em julho e acumula alta de 4,10% em 12 meses
- Congresso retoma votações com pauta-bomba de R$ 8,4 bilhões
- Conecta Camaçari: Transporte público é ampliado com mais cinco novas linhas na sede e na orla
- Sesp publica edital de exumação de cemitérios da sede e da orla de Camaçari
- Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista
- Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês
- Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil
