• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Raphinha e Wesley são cortados da seleção brasileira

março 28, 2026

Governo regulamenta lei do devedor contumaz

março 28, 2026

Dia D: “vamos vacinar antes de o inverno chegar”, diz Padilha

março 28, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Raphinha e Wesley são cortados da seleção brasileira
  • Governo regulamenta lei do devedor contumaz
  • Dia D: “vamos vacinar antes de o inverno chegar”, diz Padilha
  • Aneel mantém bandeira verde e conta de luz não terá acréscimo em abril
  • Vacinas contra câncer avançam e pode ter testes no Brasil
  • Governo do Estado amplia oferta de ensino integral na capital com modernização
  • Receita vai listar postos que pratiquem preços de combustíveis irregulares
  • George da Hora Júnior assume a presidência da Bahia Pesca
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Irã bloqueia acesso a redes sociais por protestos por véu islâmico
Mundo

Irã bloqueia acesso a redes sociais por protestos por véu islâmico

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 22, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
ira-bloqueia-acesso-a-redes-sociais-por-protestos-por-veu-islamico
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Manifestações, que eclodiram por morte de jovem após se presa por usar hijab de forma “inadequada”, já deixaram 17 mortos, segundo balanço oficiail. Instagram e Whatsapp foram bloqueados no país. Protestos tomam conta das ruas de Teerã, no Irã
WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
As autoridades iranianas bloquearam nesta quinta-feira (22) o acesso ao Instagram e ao WhatsApp no país por conta dos protestos pela morte de uma jovem detida pela chamada “polícia da moralidade”. Os distúrbios, que já duram seis dias, deixaram 17 vítimas fatais em diferentes regiões do Irã.
As manifestações eclodiram após a jovem, de 22 anos, ser hospitalizada e morrer enquanto estava sob custódia policial por não usar o véu “adequadamente”. O governo iraniano ainda não esclareceu quais foram as causas da morte, que incitou um movimento sem precedentes no país contra a repressão às mulheres e à chamada “polícia da moralidade” que existe no Irã.
Pela lei iraniana, que é baseada na Sharia – uma interpretação jurídica do Corão -, as mulheres devem usar o hijab, um tipo de véu islâmico que cobre a cabeça, o cabelo e o pescoço.
“Por decisão das autoridades, não é mais possível acessar no Irã o Instagram desde quarta-feira à noite. O acesso ao WhatsApp também foi interrompido”, anunciou a agência iraniana Fars.
A medida foi adotada por causa “das ações realizadas pelos contrarrevolucionários contra a segurança nacional por meio destas redes sociais”, acrescentou a Fars.
Desde o início das manifestações, as conexões com a internet ficaram mais lentas e as autoridades bloquearam em seguida o acesso ao Instagram e WhatsApp.
Instagram e WhatsApp são os aplicativos mais utilizados no Irã após o bloqueio nos últimos anos de plataformas como YouTube, Facebook, Telegram, Twitter e Tiktok. Além disso, o acesso à internet é amplamente filtrado ou restrito pelas autoridades.
A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, foi muito criticada por países e várias Organizações Não Governamentais (ONGs) internacionais, que denunciaram a repressão “brutal” contra os manifestantes. A Anistia Internacional denunciou o “uso ilegal de balas de borracha, balas letais, gás lacrimogêneo, jatos d’água e cassetetes para dispersar os manifestantes”.
“Dezessete pessoas, incluindo manifestantes e policiais, morreram nos eventos dos últimos dias”, anunciou a televisão estatal, sem revelar mais detalhes. As autoridades iranianas negaram qualquer envolvimento na morte dos manifestantes.
Entenda como morte de jovem por causa de véu desencadeou protestos no Irã
A jovem Mahsa Amini, natural do Curdistão (noroeste), foi detida em 13 de setembro em Teerã acusada de “usar roupa inapropriada” pela polícia da moral, uma unidade responsável por observar o cumprimento do rígido código de vestimenta. Ela morreu em 16 de setembro em um hospital.
De acordo com ativistas, Mahsa Amini foi agredida de maneira fatal na cabeça, mas as autoridades iranianas negaram e a anunciaram a abertura de uma investigação.
As manifestações começaram logo depois do anúncio de sua morte, e foram registradas em 15 cidades do país.
Na quarta-feira, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, o presidente americano Joe Biden expressou solidariedade às “mulheres corajosas” do Irã, após um discurso desafiador do presidente iraniano Ebrahim Raisi.
Mulher corta o cabelo em público como forma de protesto no Irã
Yasin AKGUL / AFP
‘Contrarrevolucionários’
No sul do Irã, vídeos aparentemente de quarta-feira mostram os manifestantes queimando um grande retrato do general Qassem Soleimani, morto em um ataque americano no Iraque em janeiro de 2020.
Em outros pontos do país, os manifestantes incendiaram viaturas policiais e gritaram frases contra o governo, segundo a agência Irna. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e várias detenções.
Outras imagens mostram os manifestantes resistindo à forças de segurança. Vídeos que mostram mulheres ateando fogo em seus véus viralizaram no país.
‘Uma opção’
“Não ao véu, não ao turbante, sim à liberdade e à igualdade”, gritaram os manifestantes em Teerã, uma frase repetida em atos de solidariedade em Nova York ou Istambul.
Mahtab, uma maquiadora de 22 anos com um véu laranja que revelava seus cabelos, declarou em Teerã que “o véu dever ser uma opção, não deve ser imposto”.
As manifestações representam um “abalo muito importante no Irã e uma crise social”, declarou à AFP David Rigoulet-Roze, pesquisador do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS), que tem sede na França.
Leia mais:
PROTESTOS NO IRÃ: ‘Polícia da moralidade’ é alvo de ira após morte de mulher presa por estar sem véu
Mais uma vez, ONU acusa França de preconceito religioso por impedir uso do véu islâmico

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConselho de Administração do Grupo Globo anuncia eleição de mais um membro independente
Next Article A revolta de iranianas contra uso obrigatório de véu islâmico
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Guerra no Oriente Médio tem mais bombardeios e mortes neste domingo

março 2, 2026

China, África e países do Golfo Pérsico condenam ataques ao Irã

fevereiro 28, 2026

Narcotraficante mais procurado do México é morto em operação militar

fevereiro 22, 2026

Amazon pode ser processada por suicídios ligados ao nitrito de sódio

fevereiro 19, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Esporte

Raphinha e Wesley são cortados da seleção brasileira

By Patriciamarço 28, 20260

Foto: Winslow Townson-Imagn Images/Direitos Reservados/Agência Brasil O atacante Raphinha e o lateral Wesley foram desconvocados…

Governo regulamenta lei do devedor contumaz

março 28, 2026

Dia D: “vamos vacinar antes de o inverno chegar”, diz Padilha

março 28, 2026

Aneel mantém bandeira verde e conta de luz não terá acréscimo em abril

março 28, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.